Equipe
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Carolina Melotti Justiniano (ARI/ Campus Paulo Freire )
Doutora em Educação pela UFES. Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG. Especialista em Tradução pela UFMG. Bacharel em Tradução pela UFOP. Graduada em Licenciatura Plena em Língua Inglesa pela UFES. Desenvolveu o projeto "Tradução como Prática de Letramento Crítico na Escola? em parceria com a UFES e FAPES. Membro do grupo de pesquisa Currículos, Cultura, Cotidianos e Redes de conhecimento (CNPq). Atualmente é professora adjunta da UFSB- Campus Paulo Freire. Tem interesse em pesquisas que problematizem o currículo e seus processos inventivos, bem como a educação linguística, especialmente no contexto da escola pública.
Vice - coordenador: Prof. Dr. Gabriel Nascimento (ARI/ Campus Jorge Amado)
Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), tendo recebido o título de mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu a graduação em Letras Inglês Português pela Universidade Estadual de Santa Cruz. É professor de Língua Inglesa/Ensino de Línguas/Campo da Educação na Universidade Federal do Sul da Bahia, tendo sido Visiting Scholar das seguintes universidades: University of Pennsylvania, Estados Unidos, King's College London, Reino Unido, e University of South Australia, Australia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz. É autor de "Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo" (Letramento Editorial), entre muitos outros livros. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Racismo (UFSB). É sócio da Latin American Studies Association (LASA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). É membro do GT em práticas identitárias em Linguística aplicada da ANPOLL. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores de línguas estrangeiras, Racismo no ensino-aprendizagem de línguas, interfaces entre linguagem e racismo e racismo linguístico.
Profa. Dra. Ana Carolina Melotti Justiniano
Doutora em Educação pela UFES. Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG. Especialista em Tradução pela UFMG. Bacharel em Tradução pela UFOP. Graduada em Licenciatura Plena em Língua Inglesa pela UFES. Desenvolveu o projeto "Tradução como Prática de Letramento Crítico na Escola? em parceria com a UFES e FAPES. Membro do grupo de pesquisa Currículos, Cultura, Cotidianos e Redes de conhecimento (CNPq). Atualmente é professora adjunta da UFSB- Campus Paulo Freire. Tem interesse em pesquisas que problematizem o currículo e seus processos inventivos, bem como a educação linguística, especialmente no contexto da escola pública.
Profa. Dra. Caroline Caputo
Professora Adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Licenciado em Letras - Português / Inglês pela UFV (2003). Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela UFMG (2009). Mestre em Letras - Estudos Literários pela UFV (2011). Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG (2017).
Prof. Dr. Gabriel Nascimento
Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), tendo recebido o título de mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu a graduação em Letras Inglês Português pela Universidade Estadual de Santa Cruz. É professor de Língua Inglesa/Ensino de Línguas/Campo da Educação na Universidade Federal do Sul da Bahia, tendo sido Visiting Scholar das seguintes universidades: University of Pennsylvania, Estados Unidos, King's College London, Reino Unido, e University of South Australia, Australia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz. É autor de "Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo" (Letramento Editorial), entre muitos outros livros. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Racismo (UFSB). É sócio da Latin American Studies Association (LASA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). É membro do GT em práticas identitárias em Linguística aplicada da ANPOLL. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores de línguas estrangeiras, Racismo no ensino-aprendizagem de línguas, interfaces entre linguagem e racismo e racismo linguístico.
Prof. Dr. Sérgio Cerqueda
Sérgio Barbosa de Cerqueda possui Graduação (1987) em Letras (Bacharelado e Licenciatura em Português/Francês) pela UFRJ; Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Letras e Linguística pela UFBA e pós-doutorado no Institut de la recherche scientifique du Québec (INRS) - Centre Urbanisation, Culture, Société (10/2012-08/2013, bolsista CAPES no Québec, Canadá), na área de sociologia da cultura, como pesquisador afiliado à Chaire Fernand-Dumont sur la culture. Tem experiência em Letras e Artes, com ênfase em Literatura Comparada, Estudos Culturais, Estudos Semióticos, Estudos Fílmicos, Interculturalidade e Formação de Professores. Atua principalmente nos seguintes temas: culturas e identidades em expressões literárias e cinematográficas nas Américas; o perfil docente (formação, avaliação, interculturalidade). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa (CSC, Porto Seguro) e Coordenador do Colegiado da Especialização em Pedagogias das Artes: linguagens artísticas e ação cultural (12/2020-12/2022). É também orientador da área de Língua Portuguesa do CSC no Programa de Residência Pedagógica UFSB/CAPES (11/2020 a 04/2022). Integrou a Comissão de Ética de Servidores da UFSB (11/2016-10/2019, sendo o seu presidente entre 11/2016 e 08/2019). Atuou como Coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias do CSC (10/2017-09/2019). Foi Decano Adjunto 'pro tempore' do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do CSC (09/2014-06/2015).
Redes Sociais