Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFSB participa de conferência científica internacional em Angola

Professora da UFSB participa de conferência científica internacional em Angola

• Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2024, 17h19
  • Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2024, 17h20

Celia divulgacao

A professora, Célia Regina da Silva, do Programa de Pós Graduação em Educação e Relações Étnico Raciais e do Curso de Jornalismo do Centro de Formação em Artes e Comunicação participou da II Conferência Científica, da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Angola, ocorrida de 29 a 31 de maio de 2024, sob o tema “A Investigação Científica como factor de Desenvolvimento: Presente e Futuro”.

Como Conferencista Convidada, apresentou a palestra intitulada “Não, eu não estou perdida:” Comunicação Científica e Produção do Conhecimento de Pesquisadoras Negras, em que apresentou os resultados de pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida na UFSB, entre os anos de 2021/23.  O propósito central foi o de investigar a existência de barreiras comunicacionais, científicas e institucionais, que se impõe para dar luz às produções cientificas desenvolvidas por pesquisadoras negras.

A missão da professora foi financiada pela Universidade Agostinho Neto, com ônus limitado para a UFSB.

A Universidade Agostinho Neto tem mais de 60 anos de atuação, constitui-se em excelente referência para a interlocução Brasil / Angola/ África, tendo em vista o seu potencial acadêmico, sua excelência do Ensino e da Investigação, para subsidiar os estudos e pesquisas sobre a História e Cultura Africanas no Brasil.   “Trata-se de momento ímpar para a cooperação entre as duas universidades, tendo em vista a oportunidade de troca de conhecimentos, de experiências, de difusão de ideias e de interação acadêmica”, comenta a professora Célia Regina.

O convite para a participação na Conferência foi feito pela Vice Reitora da Universidade Agostinho Neto, professora Fernanda Benedito, com a mediação do professor, Gabriel Nascimento, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UFSB.

Com o objetivo de divulgar resultados de investigações científicas e tecnológicas, a Conferência contou com vários grupos de trabalho, reuniu pesquisadores do Brasil, Angola e Portugal.

registrado em: ,