Página inicial > Últimas Notícias > Evento "Diálogos Indígenas" inicia suas atividades nesta terça (03)

Evento "Diálogos Indígenas" inicia suas atividades nesta terça (03)

• Escrito por Malu Carvalho
  • Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 16h54
  • Última atualização em Terça, 03 de Abril de 2018, 16h57

Começou hoje (03), no campus Jorge Amado da UFSB, o evento “Diálogos Indígenas: a luta dos povos baianos pela existência”. Idealizado por estudantes, com o apoio da PROSIS, o evento teve seu início na tarde desta terça-feira com um ritual indígena abrindo as atividades e ocorrerá até amanhã (04).

O objetivo do evento é poder esclarecer dúvidas e debater temas de suma importância sobre a população indígena e os desafios encontrados na atualidade. As atividades estão sendo divididas em Mesas: “Cultura Indígena: Miscigenação e Aculturação, da colonização aos tempos atuais, o que mudou?” e “Educação indígena”, Roda de conversa: “Mulheres Indígenas” e Conferência de encerramento: “Terra, território e demarcação”, que será realizada amanhã às 14:30.

Em sua fala de boas-vindas, o estudante Saulo Carneiro do Bacharelado interdisciplinar em Humanidades, ressaltou dados alarmantes sobre assassinatos, desnutrição infantil e suicídio na população indígena com índices superiores à média do Brasil.

O evento é aberto à comunidade que pode conhecer um pouco mais sobre histórias, tradições e saberes dos povos Tupinambá, Pataxó e Pataxó Hã-Hã-Hãe.