Página inicial > Últimas Notícias > UFSB participa de Jornadas Pedagógicas em cidades baianas

UFSB participa de Jornadas Pedagógicas em cidades baianas

• Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 16h23
  • Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 09h37

Foto 1Entre os dias 1 a 16 de fevereiro de 2024, a UFSB esteve presente nas Jornadas Pedagógicas nos municípios de Eunápolis, Ilhéus, Itamaraju, Helvécia, Porto Seguro, Posto da Mata e Santa Cruz Cabrália, com oficinas e palestras para os/as professores/as das redes municipais e estadual de ensino. As ações foram organizadas pela Coordenadora de Articulação da Rede CUNI, professora Caroline Rezende Caputo, pela Coordenadora de Educação em Rede, professora Gabriela Rodella de Oliveira, e pelo decano do IHAC-CSC, professor Francisco Nascimento.

Nos dias 1º e 5 de fevereiro, a coordenadora em Articulação da rede CUNI, Caroline Caputo, palestrou para os/as professores/as do CIEB de Itamaraju e Posto da Mata, e para uma escola em Helvécia, colocando o tema educação e cidadania em debate.

Seguindo a programação, no dia 5 de fevereiro, o professor Eliseu Alves da Silva ministrou oficina para os/as professores/as do CIEB de Itamaraju sobre Letramentos Digitais e liberdade para ensinar, aprender e viver. Na ocasião, as professoras Gabriela Rodella de Oliveira e Lílian Santos Lima Rocha de Araújo também estiveram presentes.

Foto 2

Também dia 5 de fevereiro, o professor Francisco Nascimento, a professora Elaine Santos Dias, cooordenadora de práticas do CIEBPS, e o professor Marcos Vinícius Calazans participaram da Jornada Pedagógica conjunta das escolas CIEBPS e 2 de Julho. Residentes da UFSB de todas as áreas estiveram presentes e o professor Marcos ofertou oficina sobre planejamento escolas.

FOTO 3

Residentes das Artes, sob orientação do professor Juvino Santos Filho,  participaram da Jornada Pedagógica do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, Ilhéus. O encontro contou com muita música, caratê e a participação dos/as estudantes com falas e oficinas.

foto 4

Já a Jornada de Educação para as Escolas em Tempo Integral do município de Itamaraju foi organizada pela professora Gabriela Rodella de Oliveira a pedido da professora Lucieleny Ribeiro Jardim. No dia 6 de fevereiro, a professora Luana Manzione ministrou oficina sobre educação ambiental e projetos na educação básica para as professoras da rede municipal de educação de Itamaraju.

foto 5

Para a mesma rede, em 7 de fevereiro, a professora Bergman de Paula Pereira, da Associação Cidade Escola Aprendiz, ofertou oficina remota com o tema Educação integral e antirracista.

foto 6

Na Jornada Pedagógica do município de Santa Cruz Cabrália, ocorrida no dia 9 de fevereiro, na Varanda Indígena do Campus Sosígenes Costa, articulada pelo secretário de educação do município, Iszael Fernandez Gomes, com o professor Francisco Nascimento, palestraram a professora Helen Rodrigues de Oliveira, com o tema inclusão e acessibilidade, e a professora Gabriela Rodella de Oliveira, sobre o 2º Festival Caju de Leitores de Caraíva, festa literária indígena.

foto 8

Fechando os trabalhos, no dia 15 de fevereiro, o professor Francisco Nascimento participou da Jornada Pedagógica do Campus Integrado de Educação de Eunápolis, discorrendo sobre educação e cidadania. Assim, estreitamos nossos vínculos com as escolas parceiras e seguimos juntos e juntas na formação de estudantes no extremo sul da Bahia.

foto 9

Com informações das Coordenações de Articulação da Rede CUNI e de Educação em Rede