Página inicial > Últimas Notícias > I Seminário Nacional de Educação Especial na Perspectiva inclusiva publica caderno de resumos

• Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2024, 12h01
  • Última atualização em Terça, 16 de Janeiro de 2024, 14h51

Captura de tela 2024 01 12 113134
A comissão organizadora do I Seminário Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, ocorrido entre os dias 27 e 28 de setembro de 2023, divulgou o caderno de resumos dos trabalhos apresentados. O evento promoveu reflexões e transformações sobre a prática educativa inclusiva que atendam às demandas atuais da sociedade e do estudante com necessidades educacionais específicas. Realizado em formato remoto, o Seminário reuniu graduandos, pós-graduandos, professores e demais pesquisadores da UFSB e de outras instituições de diversos estados brasileiros, totalizando 1.141 participantes, 56 trabalhos apresentados e 10 convidados. A programação contou com atividades nos turnos matutino, vespertino e noturno, entre oficinas, palestra, mesas-redondas, relatos de experiências e apresentação de trabalhos científicos, proporcionando intercâmbio de conhecimentos entre graduandos, pós-graduandos, professores, pesquisadores e convidados e favorecendo a propagação da pesquisa, do ensino e da extensão no âmbito da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
O evento foi realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva: contextos de formação, políticas e práticas de educação inclusiva (GEPEEI) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), coordenado pela professora Daniane Pereira (CSC). A atividade contou com a participação de servidores e estudantes dos campi Jorge Amado (CJA), Sosígenes Costa (CSC) e Paulo Freire (CPF) e servidora da Pró-reitoria de Ações Afirmativas (PROAF) na comissão organizadora: professor Jaqson Alves Santos (CPF), professor Ivanildo Félix da Silva Júnior (CJA), professora Ana Cristina Santos Peixoto (CSC), Dilsa Maria Santos Carrera (discente CSC),  Helen Rodrigues de Oliveira (SAI CSC), Iris Leyde Lima Vieira (PROAF), João Vitor Nascimento de Santana (discente CSC), Kerson Kleber Espinola Pereira (SAI CJA), Leandro de Oliveira Santos (discente CPF) e Maria Inês Vancini Sperandio (SAI CSC).
Em sua primeira edição, o evento teve como objetivo congregar professores e acadêmicos de diferentes áreas e demais interessados em divulgar pesquisas, refletir e discutir sobre aspectos que envolvem as concepções, princípios e diretrizes para um sistema educacional inclusivo; políticas públicas e práticas de Educação Inclusiva; os aspectos jurídicos, bem como as diretrizes nacionais para a Educação Especial; as concepções das deficiências, conhecendo suas características básicas; as concepções dos Transtornos Globais do Desenvolvimento e das Altas Habilidades/Superdotação, conhecendo suas características básicas; as diferentes abordagens inerentes ao percurso histórico da educação especial no Brasil e no mundo; a inclusão escolar dos alunos público da Educação Especial na rede de ensino regular; os principais desafios da inclusão escolar; as principais adaptações curriculares, bem como os recursos pedagógicos empregados no atendimento destes estudantes; os conceitos de integração e inclusão, refletindo sobre a sua implicação na educação; aspectos importantes sobre as instituições de ensino como canal de mudança, bem como as adequações curriculares que nortearão o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais específicas e sobre o contexto de formação do professor que atuará com tais alunos.

Os resumos aprovados para o I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA estão organizados nos seguintes eixos temáticos do Caderno: Do direito à educação: Políticas de acesso, permanência e qualidade social; Currículo e propostas pedagógicas; Tecnologia assistiva; Atendimento Educacional Especializado; Formação de Professores e Educação bilíngue de pessoas surdas. O caderno pode ser consultado neste link e também pelo endereço acervo.ufsb.edu.br, buscando pelos dados a seguir:
I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1., 2023, Porto Seguro, BA. Caderno de resumos do I Seminário Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Porto Seguro: UFSB, 2023. 78 p. ISBN 9786587232430. Disponível em: http://200.128.51.16:8080/pergamumweb/vinculos/000014/000014dd.pdf