Página inicial > Últimas Notícias > UFSB realiza II Semana de Engenharia Civil

UFSB realiza II Semana de Engenharia Civil

• Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 16h16
  • Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 16h18

O campus Paulo Freire, localizado em Teixeira de Freitas, recebeu, entre os dias 19 e 23 de novembro, a II Semana de Engenharia Civil (SEC) da UFSB. O evento contou com um público diário médio de 70 pessoas, incluindo alunos do ensino superior, estudantes de nível médio, familiares, profissionais da construção civil, representantes de empresas locais e nacionais, representante do CREA BA e secretário de infraestrutura do município.

SEC

A programação do evento teve diversas atividades, dentre elas, mesa de abertura, palestras, minicursos e visita técnica, sendo todas propostas, organizadas e realizadas com o protagonismo dos estudantes do curso de Engenharia Civil, sob a coordenação da Profª. Samile Raiza Carvalho Matos e do Prof. Wanderley de Jesus Sousa.

Na segunda-feira, dia 20,  teve início a programação oficial da II Semana com a mesa de abertura sobre as “Perspectivas Da Construção Civil Em Teixeira De Freitas”. A mesa foi mediada pelo prof. Wanderley de Jesus e foi composta por Luiza Sampaio (Inspetora Chefe do Crea Bahia), Lucas Guimarães (Advogado/ Construtora da Eldorado), Lucas Fernandes (Eng. Civil, inspetor do CREA-BA) e Rangel Mendes (Eng. Civil atuante em Teixeira de Freitas). A partir da interação entre os membros da mesa e a plateia, foram abordados tópicos relevantes sobre o mercado da construção civil, sistemas construtivos inovadores adotados em Teixeira de Freitas, soluções sustentáveis e estágio em Engenharia Civil em Teixeira de Freitas. Os demais dias foram marcados por minicursos e visita ténica.

Dentre as atividades, constaram duas novidades: o I Concurso da Ponte de Palitos de Picolé e a I Cerimônia do Capacete da UFSB. O I concurso da Ponte de Palitos de Picolé começou no domingo, dia 19. Na ocasião, cada dupla participante recebeu da comissão organizadora 1 kg de cola branca e 2000 palitos de madeira com a finalidade de montarem pontes conforme as regras previamente estabelecidas em regulamento. O concurso não só teve como inscritos os estudantes da UFSB , como também estudantes do ensino médio e público externo. A atividade culminou com a ruptura das pontes e premiação.

PALITOS

A I Cerimônia do Capacete do Curso de Engenharia Civil da UFSB foi um evento proposto pelos estudantes e conduzida pelos docentes Elmagno Catarino (Coordenador do curso), Danilo Pereira, Samile Matos e Wanderley Santos. O evento é um momento simbólico, após 1 ano de curso, em que os alunos recebem o capacete branco, símbolo do exercício profissional, e fazem um juramento de comprometimento com o curso. O momento contou com a adesão de 28 alunos do curso.

CAPACETE 2

No relatório organizado pelos coordenadores, a Semana foi tida como de grande importância por promover a integração entre discentes da Engenharia Civil, outros cursos e comunidade externa. Ainda, segundo a coordenação, diante da adesão e resultados obtidos, será submetido à gestão um projeto permanente de atividades de caráter extensionista visando pleitear financiamento institucional para a realização anual de atividades como as que foram desenvolvidas.

"Recentemente ingressei na UFSB, como caloura, e em busca de obter cada vez mais conhecimento. Em pouco tempo de curso, ouvi falar sobre a SEC (Semana da Engenharia Civil) e de tudo que aconteceria durante esse evento, como palestras, minicursos, competições de pontes de palito de picolé e etc... Nós, como estudantes, ainda carregamos uma grande insegurança relacionada ao mercado de trabalho, onde queremos atuar e exercer nossa profissão após a colação de grau e, durante a semana de engenharia, com as palestras e troca de experiências em bate-papos com grandes empresas da construção civil, engenheiros e outros profissionais, se abriu um leque de visões sobre o futuro, sobre o tipos de profissionais e engenheiros que queremos ser.”, afirmou a estudante do curso de Engenharia Civil, Victoria Sausmickt, entusiasmada com o evento e o futuro no curso.

EVENTO

O curso de Engenharia Civil é ofertado no campus Paulo Freire e ofecere 40 vagas anualmente. Para saber mais, basta acessar a página oficial do curso.