Página inicial > Últimas Notícias > UFSB sedia Reunião Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 16h19
  • Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 16h39

A 3ª Reunião Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro, na cidade de Ilhéus (Bahia). Com encontros no auditório da CEPLAC e no Hotel Aldeia da Praia, o evento contou com cerca de 150 inscritos.

FORPLAD 10

A mesa de abertura teve a presença de Joana Angélica Guimarães, Reitora da UFSB; fran Silva, Pró-Reitora de Administração; Franklin Matos, Pró-Reitor de Planejamento e coordenador do Forplad Nacional; e Juscelino Pereira Silva, coordenador da Regional Nordeste e Pró-Reitor de Planejamento da Universidade do Cariri.

“O baiano é um povo guerreiro, batalhador”, enfatizou fran Silva em sua fala na mesa de abertura ao explicar o porquê da sua grande vontade em realizar o Forplad no sul da Bahia. Ela ainda pontuou que seria uma forma simbólica de homenagear a Reitora e o Pró-Reitor de Planejamento da UFSB, uma vez que ambos são da região. Em seguida, Juscelino Silva agradeceu o acolhimento recebido e detalhou a importância do Forplad ao falar que o fórum traz uma proximidade entre pró-reitores, gerando ganhos e troca de experiências para as instituições.

FORPLAD

A Reitora da UFSB falou como os fóruns e colégios assessores da Andifes têm uma importância fundamental para que a Associação se estruture.  Além disso, destacou dados importantes sobre a UFSB: única universidade criada em 2013 a começar do zero; conta com 47 cursos, sendo 11 com nota 5, 30 cursos com nota 4 e 6 com nota 3. Única do nordeste a ter IGC 5 e, no ranking ranking das universidades mais empreendedoras, a UFSB ficou em 33, sendo a 2 do nordeste. Complementou afirmando que a UFSB foi a primeira universidade a ter política de cotas para pessoas trans; que já possuía Política de Cotas para quilombolas; e conta também com cotas para pessoas em privação de liberdade, com 27 alunos no sistema prisional.

Após a fala, foram abertas as atividades do Forplad com a Palestra Magna “Desafios para a Educação Superior Feral do Brasil: contexto geral e autonomia universitária”, sob a mediação da Reitora Joana Guimarães e participação de Tânia Mara Francisco, Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, e Edward Madureira Brasil, ex-Presidente da Andifes.

FORPLAD 2

Em seguida, para finalizar o dia, ocorreu o Encerramento do Exercício 2023 e Abertura do orçamento 2024, com os palestrantes Adalton Rocha de Matos, Subcretário de Planejamento e Orçamento dfo Ministério da Educação, Milena Cavalcante, Coordenadora de Avaliação, e Bruna Borges, Coordenadora de Acmpanhaments dos Termos de Execução.

No segundo dia, a programação ficou voltada para a presença e apresentação de Coordenadores de fóruns e colégios de outras áreas das instituições que assessoram a Andifes,  mostrando o trabalho coletivo que vem sendo construído, com a presença dos coordenadores do Colégio de Hospitais Veterinários, Fórum de Contabilidade e Finanças, Colégios de Procuradores Institucionais, Colégio de Gestores de Comunicação, Colégio de Pró-Reitores de Extensão e Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis.

O terceiro e último dia da reunião contou com a participação de Cristiano Souza, da Controladoria Geral da União, falando sobre resultados de avaliações e inciativas da CGU.

FORPLAD 8

Para finalizar, aconteceu a votação da nova composição da Coordenação Nacional, gestão 2024-2025 (lista abaixo).

Fran Silva considera o balanço do evento positivo “Receber a Reunião Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração, aqui na UFSB, foi um grande desafio. Por conta desse contexto que estamos vivendo de mudança de governo, foi um ano de bastante expectativas, ansiedades, mudanças de planos e de projetos”.

“O FORPLAD Ilhéus representa um marco, tendo em vista que, após o afastamento de algumas instituições, pôde reunir todos os gestores de Administração e Planejamento das Instituições Federais de Ensino Superior do país. No evento, pudemos dialogar com o MEC sobre as perspectivas que este possui para as Universidades. Tivemos também avaliação de perspectivas gestores reitores e ex-reitores. A qualidade dos debates, a interação entre os gestores, troca de experiências e fraternidade entre as instituições deixam evidente que o evento superou as expectativas previstas de avaliar o presente e olhar para o futuro”, finaliza Franklin Matos.

Nova Composição da Coordenação Nacional
Juscelino Pereira Filho - UFCA Coordenador Nacional do FORPLAD
Evandro Rodrigues de Farias - UFV - vice-presidente
Aline Pereira Leal - UFRR - 2° vice-presidente