Página inicial > Últimas Notícias > SNCT debateu desenvolvimento sustentável e reuniu estudantes dos três campi

SNCT debateu desenvolvimento sustentável e reuniu estudantes dos três campi

• Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 12h30
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 12h49

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), aconteceu entre os dias de 14 a 20 de outubro, nos três campi da universidade e nos colégios universitários vinculados a cada campus. O tema da SNCT 2023 foi Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

abertura snct 83

Abertura SNCT

A mesa de abertura contou com Thiago Fernandes, coordenador geral do CESOL Liroral Sul; Adriana Tumisa, Secretária de Educação de Itabuna; Leonardo Moraes, nosso Assessor de Sustentabilidade; e Maria do Carmo Rebouças, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Já a palestra teve a presença do palestrantes Dr. Guilhardes de Jesus Júnior (UESC) e o tema O tema é “Educação e ciência para promoção da justiça social e desenvolvimento sustentável no Sul da Bahia”. Além de Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Guilhardes também é graduando do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSB. Ao finalizar a palestra, o público presente e on-line pôde realizar perguntas ao professor.

abertura snct 68

Abertura SNCT

Nos demais dias, as atividades se dividiram entre os campi com exposições, oficinas, mostra de ciências, mesas redondas, palestras, minicursos e demais atividades. Cada campus contou com uma programação própria, que se adequa à realidade de cada localidade. Além das atividades para estudantes, os campi também receberam estudantes de escolhas municipais e estaduais para conhecerem a infraestrutura da universidade e ver de perto cursos e curiosidades que os ajudarão a escolher futuramente seus caminhos.

Conjuntamente, aconteceu o 9º Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (CIPCI) da UFSB. O Congresso permite que estudantes que receberam bolsas ou foram voluntários durante 1 ano no programa de pesquisa, iniciação e criação apresentem os seus trabalhos. De acordo com Hayana Lima, coordenadora de pesquisa na PROPPG, a cada ano, tem aumentado o número de estudantes interessados em participar que receberam bolsas pelo CNPQ, FAPESBE e financiamento próprio.

O evento está no calendário institucional da universidade e acontece anualmente. Para saber mais e ver fotos de todos os dias, acesse a página oficial do evento no Instagram.