Página inicial > Últimas Notícias > Curso de gestão ambiental promove expedição didático-científica para os estudantes no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

• Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 14h59
  • Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 16h18

O curso de Gestão Ambiental da UFSB organizou uma expedição didático-científica com os estudantes que aconteceu no dia 24 de outubro de 2023, no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (PARNAM dos Abrolhos). A expedição foi organizada pelos docentes Profa. Dra. Joanna Maria da Cunha de Oliveira Santos Neves (coordenadora do curso), pelo Prof. Dr. Anders Jensen Schmidt (vice coordenador do curso) e contou com a colaboração da Profa. Dra. Juliana Pereira de Quadros (CFCAm), Camila Garcia Gomes (CEMAVE), Maria Bernadete Silva Barbosa (a Berna, guarda-parque do PARNAM dos Abrolhos), Sirleide Santana Rocha (monitora ambiental do PARNAM dos Abrolhos) e as monitoras do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS) Nathália Silva de Lima e Ediane Oliveira Souza.

Abrolhos 4

A expedição teve como objetivo apresentar diferentes técnicas de campo para as análises ambientais, considerando o perfil de formação dos discentes do curso de Gestão Ambiental, e integrar as atividades práticas como parte formativa de diferentes componentes curriculares que fazem parte da formação do Curso de Gestão Ambiental. A proposta considera o perfil de formação, a importância das atividades práticas, a aprendizagem interpares dos discentes que estão em diferentes estágios do curso e a articulação interciclo com a participação de monitores do curso de pós-graduação.

Abrolhos.jpgDurante o trajeto para o Arquipélago dos Abrolhos, além de informações sobre turismo em áreas naturais realizado pela operadora Horizonte Aberto, os estudantes visualizaram duas unidades de conservação que compõem um mosaico com o PARNAM dos Abrolhos: a Reserva Extrativista do Cassurubá, com seus vastos manguezais e populações tradicionais, e a Área de Proteção Ambiental da Ponta da Baleia. Ainda na viagem de 3h no catamarã “Andarilho”, foi realizado um monitoramento das baleias jubarte com observação dos comportamentos, fotografia para posterior identificação de indivíduos pelo padrão da cauda, georreferenciamento dos grupos focais observados e registro dos dados em planilha. Utilizou-se como referência os métodos de monitoramento adotados pelo Instituto Baleia Jubarte. "Foi emocionante presenciar a reação de cada estudante ao avistar as baleias: uma experiência que contribuiu não só para a formação deles, mas também para a sua experiência de vida", afirma professora Joanna Maria Neves.

O desembarque dos estudantes foi na Ilha de Santa Bárbara, onde eles participaram de uma contextualização geral sobre a gestão de unidades de conservação, apresentado pelo Núcleo de Gestão Integrada das unidades de conservação Abrolhos e Resex Cassurubá e realizaram diferentes atividades práticas de pesquisas ambientais.

Entre as atividades, os alunos participaram do monitoramento da espécie Sula dactylatra (Atobá-grande), e realizando um levantamento dos ninhos de Phaethon aethereus, a grazina-do-bico-vermelho para avaliar o comportamento reprodutivo da espécie.

Os alunos estudaram sobre a história geológica do arquipélago de Abrolhos, onde puderam observar os tipos de rochas, a presença da formação de evaporitos e os sedimentos que ocorrem no local. Na expedição foram realizadas amostragem de água e sedimentos, para que os alunos aprendessem a manusear equipamentos de campo e processamento de amostras ambientais.Abrolhos 1

Considerando a importância de estudos de ambientes costeiros para a formação acadêmica dos gestores ambientais, os estudantes aprenderam na prática um método para estudar a erosão em ambientes costeiros. Também foi realizando um estudo de zonação ecológica em costão rochoso da Ilha de Santa Bárbara, onde os estudantes conheceram os métodos de estimativa de cobertura de espécies de costão rochoso na zona entre marés.

"Essa foi uma ação importante e fundamental para a qualificação acadêmica dos estudantes do curso que foi viabilizada pelo recurso destinado ao decanato do centro acadêmico que fazemos parte, o CFDT (Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial). À UFSB, agradecemos o apoio institucional na logística do transporte para viabilizar a atividade. Agradecemos à Marinha pela autorização do desembarque na Ilha de Santa Bárbara, ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, à Horizonte Aberto que realizou o transporte marítimo da nossa atividade, e a todo o grupo de docentes e monitoras que dedicaram-se à essa atividade", finaliza a professora Joanna.

Abrolhos 1

Galeria de fotos

Fotos e informações encaminhadas por Joanna Maria da Cunha de Oliveira Santos Neves