Página inicial > Últimas Notícias > Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades recebe nota 5 do MEC

Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades recebe nota 5 do MEC

• Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 11h00
  • Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 11h02

O Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (BIH) do campus Sosígenes Costa (CSC), localizado em Porto Seguro, recebeu nota 5 na avaliação de curso realizada pelo MEC. Receber a nota máxima é o reconhecimento esperado de toda uma equipe, afinal, a nota 5 é o sinônimo de excelência dos espaços físicos, corpo docente, infraestrutura e outros pontos essenciais para o funcionamento de um curso.

“A nota 5 coroa o esforço conjunto de todas/os as/os envolvidas/os com/no BIH, estudantes, servidores técnico-administrativos, sobretudo a Secretaria Acadêmica, os setores de apoio da universidade, a política da universidade de assistência estudantil, enfim, o trabalho da universidade como um todo, assim como reconhece a competência e o compromisso dos docentes do curso com a formação dos/as estudantes, assim como o papel determinante daqueles que assumem a responsabilidade na gestão dos processos acadêmicos nas instâncias colegiadas competentes, NDE e Colegiado do curso”, comemoram diversos docentes do curso, em resposta encaminhada à Assessoria de Comunicação Social.

Mas, o que é um Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades?

O BIH é um curso de graduação que promove formação humanística, científica e artística, no campo das Humanidades. O BIH do CSC conta com docentes, doutores e pós-doutores, formados nas grandes universidades brasileiras e também de outros países, sempre atentos aos mais recentes estudos e às mais atuais reflexões no campo das Ciências Humanas e Sociais.

O estudante se forma em três anos e, a partir disso, o Bacharel em Humanidades está habilitado para exercer funções na administração pública e privada e em organizações que tenham como tarefa coordenar esforços para a consecução de metas sociais, políticas e/ou econômicas. Sua formação permite que atue em ambientes corporativos, estando particularmente capacitado para o exercício do trabalho em equipes e redes.

Trata-se de um curso com forte formação em pesquisa científica que forma sujeitos com habilidades e competências para ingressarem em instituições públicas e/ou privadas, por meio de concursos públicos ou processos seletivos, para contribuírem com  o desenvolvimento sustentável, a valorização da pluralidade cultural, o desenvolvimento regional, a inclusão social, a emancipação de populações vulneráveis, a transformação significativa da sociedade com a superação das desigualdades econômicas, sociais, políticas, cognitivas que mantém o quadro de reprodução de injustiças sociais.

O BIH vem preencher uma importante lacuna acadêmica no que concerne à formação ampla no campo das Humanidades, em diálogo interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento: “Entendemos que o BIH do CSC traz grandes contribuições para a região do Sul da Bahia, sobretudo para o território onde os docentes e discentes realizam suas ações de pesquisa e de extensão, mobilizando esforços junto às populações, comunidades, movimentos sociais, bairros, e instituições, públicas e privadas, no intuito de enfrentar os enormes desafios que a região nos coloca”, afirmam os docentes.

Ao concluir o BIH, o bacharel pode dar continuidade aos estudos na própria UFSB, ingressando nos cursos de Antropologia, Direito, Gestão Pública e Social, História e Psicologia, por exemplo. Essa seleção ocorre através de um edital interno para seleção de cursos de segundo ciclo, em que somente participam egressos de bacharelados e licenciaturas interdisciplinares da universidade. Além disso, o BIH também possibilita ao egresso seguir seus estudos nos cursos de terceiro ciclo, ou seja, na pós-graduação, lato ou stricto sensu da própria UFSB e de outras universidades.

Saiba mais: BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES - CSC