Página inicial > Últimas Notícias > Estudante de Jornalismo da UFSB obtém nota máxima em primeiro TCC defendido no curso

• Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 16h25
  • Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 10h20

Monografia discute o uso de tecnologias de inteligência artificial na prática jornalística

O estudante Felipe Soares de Moraes, primeiro formando do curso de Jornalismo da UFSB, defendeu na última quarta-feira, 12, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Inteligência Artificial e Jornalismo: a aplicação das tecnologias de IA na produção jornalística contemporânea”, orientado pelo professor Dr. Alemar Silva Araújo Rena.

Estudante tcc

O trabalho, que discute os desafios e oportunidades da aplicação das ferramentas de IA no campo jornalístico, recebeu nota máxima pela banca avaliadora composta pelos professores Dr. Celso Francisco Gayoso, da UFSB, Dr. Sivaldo Pereira da Silva, da Universidade de Brasília (UnB) e e pelo orientador da pesquisa, Dr. Alemar Rena.

A banca elogiou a profundidade da pesquisa, a clareza da apresentação e a capacidade de Felipe em articular argumentos de forma fundamentada e em diálogo com os mais diversos autores da área.

Para Felipe, essa nota máxima é resultado de muito esforço e dedicação ao longo do processo de pesquisa e redação. “Produzir uma pesquisa dessa envergadura não é tarefa fácil, mas mostra que o curso de Jornalismo da UFSB está formando profissionais capazes de alcançarem os mais altos padrões acadêmicos e, consequentemente, para se destacarem na profissão”, disse o estudante.

“Não posso deixar de agradecer também a orientação excepcional que tive do professor Alemar, que foi fundamental para essa conquista, e à UFSB, pela oportunidade de percorrer pelas trilhas do ensino, da pesquisa e da extensão. Este é apenas o começo da minha jornada como jornalista”, conclui Felipe.

Após revisão, o trabalho será publicado e disponibilizado na biblioteca da universidade para o público interno e externo à UFSB.

O curso de Jornalismo da UFSB é ofertado no campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. Saiba mais: CURSO DE JORNALISMO

Texto: Felipe Moraes e Coordenação do curso de Jornalismo da UFSB