Página inicial > Últimas Notícias > PROPPG representa a UFSB na 20ª Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela SECTI/BA

• Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 16h23
  • Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 16h23

A Gerente Executiva da Incubadora de Base Científica e Tecnológica (ICT), Aline Rocha, representou a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) da Universidade Federal do Sul da Bahia na 20ª Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI/BA), cujo tema foi Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, ocorrida no dia 16 de outubro, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador/Ba.

SNCT 2

Esse evento contou com diversas autoridades políticas e governamentais, como também órgãos e instituições de ensino superior (estaduais e federais) que promovem ciência, tecnologia e Inovação dentro do Estado da Bahia. Estavam presentes o então Governador Jerônimo Rodrigues; a Deputada Estadual, Olivia Oliveira (PCdoB); o Secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Davisson Magalhães; a Secretária Estadual de Educação, Adélia Pinheiro; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, entre outros.

Além da abertura solene, houve uma feira que teve como objetivo promover e divulgar ações e projetos acadêmicos das instituições que ali estavam representadas. O Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, fez questão de visitar cada stand e na nossa barraca ele enfatizou e reafirmou a parceria do Governo do Estado com a UFSB por meio da Rede dos Colégios Universitários – CUNIs, pois ele acredita ser um meio de difusão de conhecimento, tecnologia e ciência entre a educação básica e o ensino superior.

Conforme a gerente executiva da ICT, Aline Rocha, esse evento foi de total importância e representatividade para a UFSB pois, irá torná-la conhecida entre os futuros estudantes e pesquisadores da capital. Ela completou dizendo que “pode-se, sim, haver um movimento inverso de ingresso ao ensino superior público e gratuito na Bahia, com alunos da capital estudando no interior”.

SNCT 1

Por fim, o evento de abertura contou com a palestra da Dra. Jaqueline Góes, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP que discorreu sobre várias formas de propagar a Ciência de forma sustentável. Ela citou que ações simples do cotidiano de cada indivíduo podem reduzir significativamente os impactos ao meio ambiente.

A 20ª SNCT acontece até o próximo dia 20 de Outubro, nos três campi da UFSB. A sua programação pode ser vista AQUI.

Texto: PROPG