Página inicial > Últimas Notícias > Bacharelado em Mídia e Tecnologia recebe nota 4 do MEC

Bacharelado em Mídia e Tecnologia recebe nota 4 do MEC

• Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 13h06
  • Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 13h48

Já ouviu falar na Graduação em Mídia e Tecnologia? Ao realizar essa pesquisa, o interessado encontrará apenas uma sugestão: Bacharelado em Mídia e Tecnologia da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Mesmo sendo inédito, o curso já recebeu nota 4 do MEC, nesse mês de outubro.

A coordenadora do curso, Joseline Pippi, explica que o Bacharelado em Mídia e Tecnologia, o famoso BMiT, pede um perfil de um profissional que, por enquanto, ainda é novo, mas já está sendo solicitado pelo mercado de trabalho: alguém que saiba não apenas produzir conteúdo, mas também desenvolver a tecnologia de suporte para esse conteúdo. Isso inclui uma aproximação mais intensa entre a prática da comunicação e o conhecimento aplicado em computação. As aulas se iniciaram em 2020, em meio à pandemia, com apenas três estudantes. “Nossa primeira turma do SiSU também ingressou durante a pandemia, com aulas 100% on-line. Ou seja: tivemos que inovar em muitos aspectos para prover aulas de qualidade para os estudantes”, relembra a coordenadora.

A nota 4, de um máximo de 5, coroou essa decisão de inovação. O processo foi iniciado em fevereiro, quando as informações do curso foram submetidas ao Inep, por meio da plataforma E-Mec. A visita virtual dos avaliadores aconteceu entre os dias 04 e 06/10. O processo constituiu-se de reuniões (com a Progeac, Decanato, Coordenação, com os docentes e discentes do curso) e avaliação dos documentos institucionais. Foi realizada, também, uma visita virtual ao Campus, em tempo real, oportunidade na qual a Decana do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (PopTecS), professora Silvia Kimo Costa, apresentou as instalações do campus Jorge Amado.

“O relatório dos avaliadores foi bastante objetivo e enriquecedor, apontando algumas fraquezas do Curso que já estamos trabalhando para sanar. Nesse sentido, a parceria e o apoio dos colegas da área de Ciências da Computação do CFTCI tem sido essencial. Outro ponto é que não teríamos conseguido essa nota sem o apoio do Decanato do PoPTecS, que sempre nos apoiou e nos dá suporte, bem como o trabalho dos colegas TAEs do CJA, especialmente a Biblioteca, a Secad, a Coordenação de Campus e o apoio de TI, que sempre nos atendem em nossas demandas”, comenta Joseline Pippi, que, enfatiza que, aliado a esse trabalho, encontra-se o esforço do Procurador Educacional Institucional, Anderson Aquino, que acompanhou todo o processo, participando das atividades e prestando o suporte necessário para que tudo corresse bem.

O BMiT é um curso oferecido no campus Jorge Amado, na rodovia Ilhéus-Itabuna, sendo um curso em tempo integral. Os graduados no BMiT podem trabalhar na produção de conteúdo midiático e também no desenvolvimento de apps e soluções criativas para os processos de comunicação de forma geral.