Página inicial > Últimas Notícias > ARI divulga seminário e acordo internacional com universidade argentina

ARI divulga seminário e acordo internacional com universidade argentina

• Escrito por Carlos César
  • Publicado: Segunda, 12 de Março de 2018, 20h43
  • Última atualização em Segunda, 12 de Março de 2018, 20h44
imagem sem descrição.

A Assessoria de Relações Internacionais divulga a realização do seminário Rituais da percepção: tecnologia, arte e sensibilidade, a cargo do professor Hernán Ulm, da Universidad Nacional de Salta (Argentina), no dia 20 de março, no Campus Jorge Amado, em Itabuna. Em seguida ao seminário, o professor Ulm vai expor o acordo firmado entre a UFSB e a Universidad Nacional de Salta aos discentes, bem como a rede de pesquisa que movimenta o acordo, em uma oportunidade para a participação de estudantes interessados nos temas de investigação apresentados na jornada.

Agenda

• Dia 20/03, das 14h às 18h – Seminário Rituais da percepção: tecnologia, arte e sensibilidade

O seminário tenta uma aproximação entre tecnologia, arte e sensibilidade, no intuito de pensar as relações entre estética e política no pensamento contemporâneo. Neste sentido, para além das teorias do gosto da Modernidade, a estética se constitui como uma “lógica das sensações” que resulta indispensável para pensar o sentido do “comum” e da “comunidade” próprios da teoria política. No mesmo sentido, a percepção do mundo só é possível na medida em que as sensações são organizadas segundo rituais que permitem que alguma coisa “apareça” (a percepção é um efeito performativo de uma performance). Não há percepção “pura”, “neutra”, “selvagem”: cada agenciamento social se expressa a través de regras (discursiva e não discursivas) que definem o que temos (e devemos) perceber. Essas regras podem ser analisadas a partir de objetos técnicos e obras de arte que fornecem inteligibilidade aos processos ritualizados da percepção. Essas questões serão apresentadas a partir de textos de Foucault, Deleuze, Rancière,  Kittler, Flusser, dentre outros.

• Dia 20/03, das 18h às 19h: Exposição do acordo UFSB/Universidad Nacional de Salta (Argentina) e da rede de pesquisa que movimenta o acordo, a Red Latinoamericana de Investigaciones en Prácticas y Medios de la Imagen (imagenlat.org)

O convidado

Hernán Ulm é Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2014) com a apresentação da tese “A fenda incomensurável. Literatura. Cinema”. É Mestre e Licenciado em Filosofia pela Universidade Nacional de Salta (Argentina), onde hoje ministra cursos de Estética e Historia das Artes para Filosofia. Tem desenvolvido suas pesquisas em torno do tempo e como este se modula de formas diferenciais na literatura e no cinema, abrindo o caminho para pensarmos uma “ontologia histórica de nós mesmos”. Tem ministrado cursos de pós-graduação em universidades na Argentina, no Chile e no Brasil. Publicou “Historia, ética y actualidad en Michel Foucault” e “Cuestión de Imágenes”. É coordenador do projeto de pesquisa “Uma genealogia das imagens: a questão das imagens”. Tem publicado artigos e capítulos de livros na Argentina, no Chile e no Brasil e desenvolve também pesquisas relativas à arte contemporânea no núcleo de pesquisas AEDCA, na Universidade Nacional de Salta. Realiza trabalhos de experimentação audiovisual no projeto Interrupciones de lo Visible (http://interrupcionesdelovisible.blogspot.com.br), e é membro investigador da Red Latinoamericana de Investigaciones em Prácticas y Medios de la Imagen (https://www.imagenlat.org).

Crédito da Fotografia: jornal La Gaceta/Salta

Informações por Assessoria de Relações Internacionais