Página inicial > Últimas Notícias > Nota de repúdio

• Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 18h01
  • Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 18h04
imagem sem descrição.

Por meio desta nota, o Conselho Superior (Consuni) da UFSB vem a público repudiar todo tipo de assédio, especialmente aquele cometido contra as mulheres. Dado os recentes relatos de assédio praticado contra nossas estudantes, lamentamos os ocorridos e prestamos nossa solidariedade às vítimas e seus familiares. Chamamos a atenção para a importante missão de todos e todas no combate diário às mais variadas formas de assédio e violência (moral ou física), uma vez que estas encontram-se culturalmente arraigadas na sociedade. Nesse sentido, a UFSB, enquanto instituição educadora, deve propor outros modos de ser e estar no mundo, agindo segundo uma lógica

transformadora e humanizadora, criando condições para uma convivência harmoniosa, pautada no respeito às individualidades, ao corpo, à diversidade de opiniões e de expressões, à cooperação, independente de cor, gênero, orientação sexual, comunidade de origem ou religião.

Entendemos que é necessário agir apurando os ocorridos, acolhendo as vítimas e também criando condições para que as diversas formas de violência contra a mulher sejam institucionalmente combatidas. Para tanto, algumas medidas precisam ser implementadas nesta Universidade, como a capacitação dos servidores técnico-administrativos e docentes para abordar as diversas situações; a instalação de equipes competentes para lidar com os casos em tempo hábil; a criação de fluxos de trabalho administrativo claros, para que sejam tomadas as providências necessárias e a correta apuração dos fatos, garantindo que as sanções sejam aplicadas de forma justa e garantindo o cuidado com os envolvidos; a manutenção da segurança de nossos membros nos espaços do campus; a realização de seminários e atividades didáticas sobre o tema para a formação permanente de estudantes, docentes e técnicos-administrativos.

Desta forma, acreditamos que todas e todos estarão melhor amparados para o enfrentamento ao assédio, não apenas dentro da universidade, mas também fora dela. Reafirmamos aqui nosso comprometimento na busca por um mundo mais fraterno, justo e igualitário, onde todas as mulheres tenham seus direitos garantidos e possam desfrutar de uma vida digna, plena e em segurança.

Itabuna, 22 de agosto de 2018.

Conselho Superior Universitário