Página inicial > Notícias > Pró-Reitoria de Administração (Propa) da UFSB lança curso de capacitação para servidores(as) em processos de compras públicas
Últimas notícias

• Publicado: Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 10h14
  • Última atualização em Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 10h22

A Universidade Federal do Sul da Bahia, por meio da Coordenação de Compras e Licitações - CCL/Dirad/Propa, anuncia o lançamento de um curso de capacitação (20h) voltado especificamente para servidores(as) envolvidos(as) nos processos de aquisição de bens e serviços no âmbito da instituição. Com o objetivo de promover maior eficiência e transparência nas compras públicas, a iniciativa busca aprimorar as habilidades de técnicos(as) e docentes que participam ou participarão, em algum momento, dos procedimentos de contratação.

CURSO COMPRAS

O curso foi desenvolvido considerando as necessidades específicas da universidade, levando em conta os regulamentos e procedimentos internos, bem como a legislação pertinente que rege as compras públicas, sobremaneira a Nova Lei de Licitação nº 14.133/2021, que entrou em vigência plena em 2024. Destinado a servidores(as) de diversos setores da instituição, desde gestores(as), chefes de setores ou membros(as) de colegiados envolvidos(as) no planejamento e encaminhamento de demandas até aqueles(as) diretamente envolvidos(as) na elaboração de estudos técnicos preliminares (ETP) e termos de referência (TR), o programa abordará uma variedade de tópicos relevantes para a realização eficaz dos processos de compra.

Entre os temas a serem abordados no curso, destacam-se:

– Apresentação da nova lei de licitações e contratos (Lei n. 14.133/2021) – principais alterações e inovações em relação à Lei n. 8.666/1993;
– Apresentação dos fluxos de contratações na UFSB;
– Apresentação dos documentos das contratações;
– Apresentação de responsabilidades;
– Apresentar os sistemas utilizados para elaboração de documentos e acompanhamento de informações;
– Apresentação e treinamento para o uso simples de sistemas e ferramentas que envolvem os processos de contratação;
­– Atividades práticas (exercícios, dúvidas, boas práticas, etc) com elaboração de especificações de bens e serviços;
– Atividades práticas (exercícios, dúvidas, boas práticas, etc) para elaboração de pesquisa de preços.

Além disso, o curso será ministrado por profissional da UFSB especializado na área de compras públicas, garantindo uma formação de qualidade e atualizada com as melhores práticas. O Coordenador de Compras e Licitações (CCL/Dirad/Propa) Vitor Matheus Nascimento dos Santos será o responsável pela oferta do curso, conjuntamente com o Setor de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão para Pessoas (Progepe). Vitor Matheus é servidor da UFSB desde 2014 e atua na área de compras desde sua admissão, tendo realizado diversos cursos e capacitações para tal. Possui graduação em Administração e especialização em Administração estratégica, além de atuar com docente na área de administração.

Essa iniciativa é fundamental para garantir a eficiência e a transparência nos processos de aquisição de bens e serviços da universidade. "Estamos comprometidos(as) em oferecer as ferramentas necessárias para que servidores(as) possam desempenhar suas funções da melhor forma possível, contribuindo assim para o bom uso dos recursos públicos e para o cumprimento da missão da nossa instituição", afirmou a Pró-Reitora de Administração (Propa) da UFSB, Profa. fran Silva.

As inscrições ocorrerão pelo SIGRH, em prazo oportuno e sempre considerando as datas programadas para cada turma em cada localidade, conforme abaixo:

Campus Jorge Amado (Ilhéus): 11 a 13 de março de 2024
Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro): 25 a 27 de março de 2024
Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas): 01 a 03 de abril de 2024
Reitoria (Itabuna): 08 a 10 de abril de 2024

O curso está sendo planejado desde 2023, sendo que, a pedido da Pró-Reitora de Administração, o Gabinete da Reitoria, as Assessorias, as Coordenações de Apoio Administrativo dos Campi, as Pró-Reitorias e cada Decanato já indicaram representantes para a capacitação, num grande esforço institucional que envolveu e envolverá diversos setores, diversos responsáveis, vários servidores(as) em diferentes localidades (Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas) da UFSB.

Demais interessados(as) podem obter mais informações no SIGRH http://sig.ufsb.edu.br/sigrh/login.jsf , menu Capacitação -> Inscrições -> Realizar Inscrição.

Com essa iniciativa, a Universidade Federal do Sul da Bahia alcança mais uma etapa de seu desenvolvimento institucional e reafirma seu compromisso com a excelência na gestão pública, metrificada por meio do Índice Integrado de Gestão e Governança Públicas (IGG) do Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, afirma a Pró-Reitora de Gestão para Pessoas (Progepe) Claudia Tôndolo “a UFSB ainda reitera seu constante aprimoramento do corpo de servidores(as), visando sempre o melhor atendimento às demandas da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo.”

Fonte: Propa e Progepe.