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DIRAD - Diretoria Administrativa

Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 06h28 | Última atualização em Terça, 14 de Agosto de 2018, 11h14 | Acessos: 1935


DIRAD – DIRETORIA ADMINISTRATIVA

Instituída em 2014, a Diretoria Administrativa (Dirad) possui a finalidade de planejar, supervisionar e coordenar todas as atividades inerentes às despesas com aquisições de materiais e de serviços da UFSB. Além disso, cabe à Dirad promover, acompanhar e renovar os processos administrativos necessários ao atendimento das demandas da universidade, bem como promover o zelo pelo seu patrimônio físico.

A Dirad é composta por duas coordenações: Coordenação de Compras e Patrimônio e Coordenação de Contratos, conforme figura abaixo:

organograma propa dirad

Coordenação de Compras e Patrimônio:

A Coordenação de Compras e Patrimônio é responsável por todas as atividades de logística de suprimentos, dentre as quais: aquisições, recebimento, controle e estoque, acompanhando a gestão dos contratos da UFSB, em seus aspectos gerencial, administrativo, contábil e procedimental.

É composta pelos seguintes setores:

  1. Setor de Pregões: O pregão é a modalidade licitatória mais utilizada pelos Órgãos Federais para aquisição de bens e serviços comuns. Com o aumento de realizações de pregões para atender as demandas da UFSB, este Setor atua para coordenar a realização dos pregões, elaborar os editais, revisar os Termos de Referência, emitir as peças processuais, providenciar as publicações, organizar os processos e todas as atividades que são inerentes a essa modalidade.
  2. Setor de Contratações Diretas: A atribuição deste setor é solucionar o surgimento de demandas urgentes, que são atendidas por meio de dispensa de licitação, inexigibilidade ou adesão, além de outras contratações diretas através de IRP ou cotação eletrônica. O setor é responsável pela elaboração, construção processual, publicação e execução das dispensas, inexigibilidades, cotações eletrônicas, compras diretas feitas através de participação em ata de registro de preço e por adesões à ata de registro de preço.
  3. Setor de Licitações de Obras e Serviços de Engenharia: Este setor é responsável pela realização de modalidades licitatórias de grande vulto e complexidade, relacionadas a obras e serviços de engenharia, em razão da realização de procedimentos licitatórios específicos como Regimes Diferenciados de Contratação, Concorrências, Tomadas de Preço e outros. A UFSB está em pleno processo de consolidação e instalação, demandando uma extensa quantidade de obras e serviços de engenharia, além de serviços de manutenção.
  4. Setor de Almoxarifado:São funções deste setor o recebimento, guarda, segurança, distribuição, controle dos estoques mínimos dos materiais de consumo adquiridos pela Instituição. O Setor de Almoxarifado possui os objetivos de maximizar o uso dos recursos materiais, evitando desperdícios, suprir a Instituição dos materiais necessários, no momento certo, com qualidade requerida, praticando preços econômicos, assim como receber e armazenar os bens de modo apropriado, distribuindo aos setores demandantes e mantendo rotinas de controle efetivas. Além disso, estabelece políticas e diretrizes relativas a estoques e à programação de aquisição e fornecimento do material de consumo, voltados para o atendimentos de todos os setores da UFSB.
  5. Setor de Patrimônio: É atribuída a este setor a função de administrar os bens permanentes da Instituição, relacionando-os aos seus responsáveis, atendendo ao disposto nos artigos 37 e 70 da Constituição Federal e legislações específicas e complementares. Dessa forma, são inerentes a realização do registro e atualização do cadastro dos bens móveis e imóveis, a realização dos Processos de cessão, doação, permuta e baixa de materiais permanentes, a promoção de inspeções e levantamentos periódicos dos bens patrimoniais, o encaminhamento dos equipamentos para vistoria e aceite, o controle da movimentação de bens em atividades externas, a classificação para alienação de materiais em desuso e o controle sobre a execução das garantias advindas de equipamentos do patrimônio da UFSB.

Coordenação de Contratos:

A Coordenação de Contratos tem como finalidade prestar apoio à Diretoria Administrativa quanto às atividades de planejamento, gestão e fiscalização de contratos administrativos, bem como desenvolver rotinas e processos internos voltados para a otimização dos recursos como transporte, serviços continuados e terceirização, em atendimento às normas vigentes, sendo as principais a Lei nº 8.666/1993, a Lei 10.520/2002 e a Instrução Normativa nº 05/2017. Atualmente, a UFSB possui 36 (trinta e seis) contratos vigentes.

  1. Setor de Gestão de Contratos: As atividades deste setor estão relacionadas com o acompanhamento da execução do contrato do ponto de vista formal, bem como das providências necessárias ao fiel cumprimento das regras previstas no instrumento contratual e no termo de referência, em consonância com o que prevê a Lei 8.666/1993. É de sua competência a elaboração de termos aditivos e apostilamentos, quando necessário, para a continuidade de um contrato, seu reajustamento, reequilíbrio econômico-financeiro ou eventuais alterações, além das aplicações de penalidade e execução de garantias, se for o caso.
  2. Setor de Execução de Contratos: Este setor exerce o acompanhamento e a fiscalização da execução dos contratos, com foco nos serviços relacionados a transporte e terceirização de mão de obra. Sua principal finalidade é a verificação da qualidade dos serviços prestados, de modo a zelar para que o objetivo da contratação seja plenamente atingido. 
    A) Seção de Fiscalização de Contratos: O propósito desta Seção é prestar apoio ao Setor de Execução de Contratos quanto ao ateste do cumprimento das obrigações contratuais, de modo a legitimar a liquidação dos pagamentos devidos ao contratado, ou, conforme o caso, orientar as autoridades competentes acerca de soluções ou sanções a que entender cabíveis para a regularização de eventuais defeitos observados.

    B) Seção de Gestão de Transporte: São atribuições desta Seção a definição de processos relacionados ao controle, logística e manutenção dos veículos da UFSB. Sua atuação envolve a execução dos contratos de rastreamento veicular, gerenciamento de frota, manutenção e abastecimento dos veículos, e serviços de motoristas. Além disso, realiza atendimento à comunidade acadêmica quanto às demandas de transporte para o desenvolvimento de atividades institucionais.

 

Contatos

Diretoria Administrativa

E-mail: dirad@ufsb.edu.br
Telefone: (73) 3616-2358
Endereço:
Diretoria Administrativa
Universidade Federal do Sul da Bahia
Rodovia BR-415 KM 39, Bairro Centro Industrial
Itabuna - Bahia
CEP: 45.613-550

Tatiane Borges
(Diretora)
E-mail: tatianeborges@ufsb.edu.br

Coordenação de Compras e Patrimônio
E-mail: compras@ufsb.edu.br

Aline Matos
(Coordenadora)
E-mail: alinematos@ufsb.edu.br

Coordenação de Contratos
E-mail: coope@ufsb.edu.br

Gioto Araújo
(Coordenador)
E-mail: gioto.araujo@ufsb.edu.br

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