Página inicial > Eventos > [CPF] - Seminário "Pesquisas que envolvem seres humanos e a atuação do Comitê de Ética em Pesquisa”

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2019, 12h05 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 11h37 | Acessos: 2894

O que: Seminário "Pesquisas que envolvem seres humanos e a atuação do Comitê de Ética em Pesquisa”
Quando: 16 de agosto, das 8:00 às 17:30
Onde: campus Paulo Freire

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Sul da Bahia (CEP/UFSB), localizado na sala 06 do Campus Paulo Freire da UFSB, promoverá um Seminário  para toda a comunidade acadêmica das Instituições de Ensino de Teixeira de Freitas cujo título é “Pesquisas que envolvem seres humanos e a atuação do Comitê de Ética em Pesquisa”, no dia 16 de agosto (sexta-feira), de 8:00h às 17:30h.

As inscrições serão realizadas através do e-mail cep.ufsb@gmail.com até 14/08/2019, com as informações: nome completo, Instituição a que está vinculado/a e formação profissional. Serão aceitas somente as primeiras 60 inscrições.

O CEP/UFSB é uma Unidade Colegiada que tem papel consultivo, deliberativo e educativo em questões de ética em pesquisa que envolvam direta ou indiretamente os seres humanos. Sendo assim, os objetivos desse Seminário são:

- Entender as atribuições do CEP/UFSB;

- Conhecer o funcionamento da Plataforma Brasil;

- Compreender os principais documentos orientadores que dispõem sobre ética em pesquisa que envolvem seres humanos;

- Compreender os documentos que devem compor um Protocolo de Pesquisa a ser submetido ao CEP/UFSB.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

8:00 às 8:30 – Credenciamento e momento de lanche

8:30 às 9:00 – O Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da UFSB – CEP/UFSB

9:00 às 9:30 - Pesquisas submetidas ao CEP/UFSB X Pesquisas que dispensam avaliação do CEP/UFSB