O 1º Seminário em Rede da UFSB: Educação, Políticas, Virtualidades propõe-se a ser um lugar de encontros com a sua comunidade para refletir sobre as novas formas e sentidos do ensino superior, em busca de criar condições mais humanizadas. O tema norteador destaca três palavras que se juntam a uma rede de palavras relacionadas às urgências da educação no país para formar o escopo do Seminário. “Em rede” aqui explora o seu duplo sentido. É tanto a rede tecnológica que mediará nossos debates como os próprios debates, constituídos de modo coletivo.
As urgências do presente, elaborado sob o risco de uma pandemia que modificou rapidamente as relações sociais, dentre estas as formas do ensino, exigem uma tomada de posição. O momento aponta não exatamente para o futuro, mas, sim, para o enfrentamento dos limites que conformam os séculos, como bem observou a historiadora Lilia Schwarcz. Para ela, o século XXI ainda não havia começado, e coube a esta pandemia dar por encerrado o século XX, construído sob a égide das promessas da tecnologia, da integração das redes e da ausência de fronteiras. Os discursos de euforia do advento de uma aldeia globalizada redimiram o mundo do ocaso da pós-guerra, das ditaduras nos países latino-americanos, entretanto não impediram os retrocessos que geraram as desigualdades sociais. A responsabilidade das Universidades sempre foi a de investigar essas contradições, sustentada pela defesa incondicional de sua autonomia, apontando rumos diante das situações-limites, como a que agora vivemos.
O convite é lançado no intuito de buscar responder às questões urgentes do presente, com a disposição de elaborar um pensamento calcado tanto na comunhão como na diferença, constituindo uma aliança que faça surgir saberes singulares e criativos na mediação do agora, mas que também sejam pontes para o porvir, para a Universidade pós-pandemia.
O que se solicita à UFSB como uma instituição de ensino superior resultante da política de interiorização das Universidades? Como dar sentido à territorialização, em tempos de ensino mediado pelas tecnologias? Como criar redes de diálogo com as comunidades do Sul e Extremo Sul da Bahia? São algumas das questões a serem tratadas no Seminário.