Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Caranguejos
Início do conteúdo da página

Os caranguejos

Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 13h48 | Última atualização em Terça, 16 de Fevereiro de 2021, 14h06 | Acessos: 2606

all logos
Em vários lugares do mundo, caranguejos apresentam grande importância cultural e socioeconômica, sustentando populações tradicionais extrativistas de baixa renda.

No Brasil, a coleta de caranguejos é uma das atividades mais tradicionais e registros arqueológicos indicam que há pelo menos 7000 anos atrás povos primitivos já coletavam caranguejos-uçá e guaiamuns para alimentação.

Artefato de argila representando o caranguejo-uçá, de 1000-3000 anos atrás, escavado na Ilha de Marajó,
depositado no Museu Forte do Castelo, Pará
(Foto: Karen Diele, Copyright Springer, Diele et al. 2010)

 

Atualmente, milhares de ribeirinhos sobrevivem da coleta destes caranguejos do manguezal, que já fazem parte da cultura local, sendo recorrentes em literatura, gastronomia, festas e músicas populares.

Jovem em festa cultural do Pará vestindo roupa inteiramente confeccionada com cascas de caranguejo-uçá
 (Foto: Karen Diele, Copyright Springer, Diele et al. 2010)
|
Caranguejo-uçá utilizado na culinária regional
(Foto: Karen Diele)

 

O caranguejo-uçá, Ucides cordatus, é uma espécie que vive em tocas na lama e se alimenta basicamente de folhas de mangues e é, portanto, uma espécie-chave para o funcionamento do ecossistema manguezal.

Caranguejo-uçá levando folha de mangue para a sua toca, para alimentação
(Foto: Karen Diele)

 

Já o guaiamum, Cardisoma guanhumi, cava suas tocas em áreas de restinga, um dos ambientes mais ameaçados pela ocupação humana, de modo que esta espécie chegou a ser incluída na última lista de espécies ameaçadas de extinção.

Guaiamum na entrada da sua toca cavada na restinga
(Foto: Anders Schmidt)

 

Além da intensa exploração, existem sérios problemas de gestão destes recursos pesqueiros, entre os quais se destaca a dificuldade em estabelecer defesos adequados durante as chamadas “andadas”.

Fim do conteúdo da página