Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > App REMAR_Cidadão
Início do conteúdo da página
App REMAR_Cidadão

O Aplicativo REMAR_CIDADÃO

Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 14h51 | Última atualização em Terça, 16 de Fevereiro de 2021, 14h41 | Acessos: 1590

ufsb napier

 

A REMAR não tem recursos para contar os caranguejos durante a andada em todos estados e localidades do Brasil, por isso precisamos da sua ajuda para, através do aplicativo REMAR-Cidadão, fornecer preciosas informações sobre presença e ausência de andadas após lua cheia e lua nova nos meses de reprodução dos caranguejos.

mock screenshot
Aplicativo REMAR_Cidadão, para monitoramento participativo de andadas de caranguejo-uçá
e guaiamum através de smartphones

 

Assim, com apenas alguns toques você terá a chance de atuar como um verdadeiro pesquisador e ainda contribuir para o uso sustentável de um importante recurso pesqueiro e para melhorar a qualidade de vida dos extrativistas.

 

Morador de Caravelas utilizando o aplicativo para smartphone REMAR_Cidadão
(Foto: Anders Schmidt)

 

O REMAR_Cidadão é um aplicativo Android e pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store (Palavra de busca: REMAR). Dentro do aplicativo o usuário poderá optar pelo REMAR Básico, o mais simples de usar, e o REMAR Avançado, que permite fornecer informações mais detalhadas. As informações são enviadas diretamente para um banco de dados da REMAR para serem analisadas por seus pesquisadores.

 4screenshots sm

Instalação do REMAR_Cidadão na Google Play Store e amostra de páginas do aplicativo
para monitoramento participativo de andadas de caranguejo-uçá e guaiamum.

 

O aplicativo foi idealizado e desenvolvido pela Dra. Karen Diele, da Edinburgh Napier University / St Abbs Marine Station, Reino Unido, e pelo Dr. Anders J. Schmidt, da Universidade Federal do Sul da Bahia. A programação foi realizada por engenheiros e estudantes de computação da Edinburgh Napier University: Profa. Emma Hart, Dr. Neil Urquhart, Dr. Simon Wells, Michael Gauld e William Hutcheson. O trabalho foi patrocinado pela Edinburgh Napier University e pelo “Fisheries Science Forum” da “Marine Alliance for Science and Technology for Scotland (MASTS)”. Créditos das ilustrações de caranguejos: Frederico Lencioni Neto. Crédito da foto do guaiamum: Paula Saldanha, Pedro S. Werneck e Tiago Almeida.

Veja aqui resultados do monitoramento participativo.

Fim do conteúdo da página