Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > I Seminário Políticas Públicas e Relações Étnico-Raciais da UFSB - promovido pelo PPGER do Campus Sosígenes Costa
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

I Seminário Políticas Públicas e Relações Étnico-Raciais da UFSB - promovido pelo PPGER do Campus Sosígenes Costa

  • Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 08h41
  • Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 17h37
  • Acessos: 2969

Do que trata o evento e trabalhos científicos apresentados?

O objetivo do evento, realizado dia 04/12/2019, das 9h às 18h, no CSC, foi promover um espaço interdisciplinar para divulgação e debate de pesquisas em andamento ou concluídas, com ênfase na pós-graduação, mas com participação aberta a toda comunidade.

Foi idealizado como desdobramento de Componente Curricular de mesmo nome, ofertado pelas docentes Carolina Bessa e Lidyane Ferreira em 2019.3, no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações étnico-raciais/CSC, em 2019.3.

O evento compreendeu uma mesa de abertura e quatro salas temáticas onde foram apresentadas pesquisas por meio de comunicações orais precedidas do envio de resumos expandidos. Em sua mesa de abertura, contou com a palestra proferida pela Profa Dra Eliana Póvoas - coordenadora local do PPGER - que abordou o tema "Biopolítica e Racismo de Estado: uma leitura das políticas públicas e relações étnico-raciais no Brasil". Apresentando 'pegadas' de biopoder na racialização das relações sociais no Brasil, desde a segunda metade de 1800, inclusive em Constituções, a docente abordou o racismo como tecnologia do Estado Brasileiro.

Foram apresentados 27 resumos expandidos em diferentes temáticas afins às políticas públicas em interface com as relações étnico-raciais, desde questões em torno das políticas educacionais no Brasil, passando por temas como dança afro, candomblé e etno-matemática, até políticas de saúde e de segurança pública.

 

O que os resultados informam - eixos discutidos?

O evento abarcou trabalhos nos seguintes eixos temáticos: 1) LDB/Leis 10.639/03 e 11.645/08 e sua implementação; 2) Modalidades de Ensino e debates étnico-raciais; 3) Políticas de saúde, trabalho e cultura: olhares interseccionais; 4) Segurança Pública, seletividade racial e necropolítica.

No que se refere aos eixos 1 e 2, as pesquisas apresentadas apontaram, em geral, a necessidade de reafirmar a existência das referidas Leis, no âmbito da Educação Básica e da Educação Superior, bem como a urgente demanda por processos formativos continuados, que contribuam para a efetividade das respectivas políticas públicas em uma perspectiva antirracista.

Em relação aos demais eixos, foi perceptível a correlação entre as diferentes ações e políticas públicas analisadas. Uma vez adotado o ponto de vista de sujeitos racializados como olhar privilegiado sobre políticas públicas, torna-se evidente a conexão entre as políticas, sobretudo enquanto etapas concomitantes e/ou subsequentes de exclusão: excluídas do sistema público de saúde e de educação, muitas vezes a única política que tomará conta destes sujeitos, como objetivo ou alvo, é a da segurança pública.

 

Contribuição à UFSB e à produção científica do PPGER

O evento possibilitou a interface entre ensino e pesquisa e promoveu a visibilidade do tema das Políticas Públicas e Relações Étnico-Raciais e das pesquisas em andamento ou concluídas, além do encontro e diálogo entre pesquisadores da própria instituição que tem se debruçado em torno de temáticas investigativas correlatas. Com isso, foram possíveis trocas e colaborações acadêmicas presentes com perspectivas futuras.

A proposta das docentes organizadoras é que o evento tenha edições continuadas anualmente, como desdobramento do Componente Curricular previsto na matriz do PPGER no CSC, além da publicação de Anais, que estão em processo de organização, contribuindo, assim, para a produção científica da UFSB e, em especial, do PPGER.

 

Equipe responsável

O evento foi organizado pelas docentes Carolina Bessa e Lidyane Ferreira com o apoio fundamental de discentes do PPGER/CSC.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página