Projetos
Projetos em desenvolvimento
Desenvolvimento Socioambiental para Agricultura Familiar - DSAF
O projeto é fruto de um processo de cooperação, com ações coordenadas de ensino, pesquisa, inovação e extensão rural, entre o NEA Pau-Brasil da UFSB e a empresa VERACEL Celulose. Envolve ações de interesse comum às partes, previstas nos planejamentos estratégicos de ambas instituições, mediante suas capacidades e competências, com foco no desenvolvimento rural e socioambiental de bases sustentáveis da agricultura familiar. Possui como principais objetivos o desenvolvimento de pesquisas articuladas às ações de extensão que buscam promover a agroecologia como estratégia produtiva sustentável para a agricultura familiar; a recuperação de áreas degradadas e a conservação da biodiversidade nas áreas de atuação; e o desenvolvimento socioambiental da agricultura familiar com foco no beneficiamento e certificação de produtos, na inserção em cadeias comerciais estratégicas, na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida.
Títulos dos projetos de pesquisa ligados ao DSAF
- A construção da autonomia como estratégia da agricultura familiar no Sul da Bahia
- Aprimoramento do Programa de Regularização Ambiental (PRA) na Bahia: construindo um ambiente de confiança para a efetiva implementação do Código Florestal
- Análise da qualidade microbiológica de corpos d’água utilizadas para consumo em comunidades rurais no sul da Bahia
- Cartografia agroecológica: concepções teórico-metodológicas e a experiência aplicada na Costa do Descobrimento, Bahia, brasil
- Diagnóstico socioambiental da Associação Nova Vitória, Eunápolis – Bahia: uma análise na perspectiva da ecologia humana e da agroecologia.
- Estudo etnobotânico de recursos florestais não madeireiros com agricultores familiares do Sul da Bahia
- Etnobotânica e florística de plantas oleaginosas da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento
- O mar tem dono? A prática instituinte da Reserva Extrativista Marinha de Canavieiras-BA: conservação da biodiversidade e segurança alimentar
- Mulheres do campo, territorialidade e identidades: um estudo de caso com mulheres rurais no Sul da Bahia
Projetos anteriores
Núcleo de Estudos em Agroecologia da Universidade Federal do Sul da Bahia - Segurança alimentar e nutricional em populações indígenas e rurais com foco na agroecologia e na conservação da biodiversidade.
Criado em: dezembro 2017.
Recurso: Chamada No 21/2016 - Linha 1: Criação de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA)
Segurança alimentar e nutricional em populações indígenas e comunidades rurais do Sul da Bahia com foco na agroecologia e na conservação da biodiversidade.
Período de realização: novembro 2017 a 2019.
Recurso: Chamada CNPq/MCTIC No 016/2016 - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ÂMBITO DA UNASUL
Resumo
Pode-se considerar que a América Latina destaca-se no que se refere ao surgimento de experiências de desenvolvimento rural e de agriculturas alternativas, que se constituem como resistência ao modelo agroindustrial mundial, também contando com espaços de referências históricas e acúmulo de aprendizados sobre as práticas agroecológicas já consolidadas. No entanto, a perda do etnoconhecimento e a decorrente erosão genética de cultivos tradicionais resultam no aumento da dependência das comunidades tradicionais aos modelos econômicos e aos sistemas de produção convencional, implicando na perda de autonomia e de soberania alimentar. A presente proposta apresenta como objetivo principal o desenvolvimento de um conjunto de ações de ensino, pesquisa e extensão que buscam a promoção da segurança alimentar e nutricional junto aos povos indígenas, pequenos agricultores familiares e assentamentos rurais da reforma agrária localizados no entorno de Unidades de Conservação de proteção integral na região sul da Bahia. A proposta de pesquisa deverá desenvolver uma metodologia científica capaz de identificar o nível de insegurança alimentar e hídrica junto às populações indígenas e comunidades rurais a serem selecionadas. Deverá ser considerado o padrão de análise de Segurança Alimentar e Nutricional proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), considerando os sistemas locais de produção de alimentos; a disponibilidade de alimentos; a renda e gastos com alimentos; balanço calórico alimentar; infraestrutura e acesso a serviços de saúde. Além disso, tais dados deverão compor uma análise capaz de favorecer a construção de indicadores e diagnóstico sobre a situação de insegurança alimentar e nutricional e insegurança hídrica da população envolvida. Os pesquisadores e técnicos integrantes deste projeto, juntamente com os agricultores, gestores e lideranças de movimentos sociais e indígenas, buscarão construir uma estratégia de socialização das informações necessárias para o planejamento alimentar das famílias e da produção de alimentos de bases agroecológicas, por meio de uma proposta de extensão tecnológica. Também está prevista a oferta de um curso de Qualificação profissional ou Formação Inicial e Continuada (FIC) em Segurança Alimentar e Nutricional e Agroecologia com vagas a serem ofertadas preferencialmente para responsáveis técnicos do PNAE, Conselheiros municipais e estaduais de SAN, agentes comunitários de saúde, agricultores, produtores, professores, estudantes, população indígenas e rurais. Os dados gerados deverão ser compartilhados e interpretados de forma colaborativa entre as instituições parceiras.
Palavras-chave: Agroecologia; assentamentos rurais; conservação da agrobiodiversidade; populações tradicionais; soberania alimentar; sul da Bahia.
Redes Sociais