Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos
Início do conteúdo da página

Projetos

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 13h02 | Última atualização em Terça, 29 de Abril de 2025, 12h16 | Acessos: 2452

PESQUISA

 

PADRÕES DE OCORRÊNCIA DE FLORAÇÕES DE ALGAS NOCIVAS (MARÉ-VERMELHA) EM PORTO SEGURO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE PÚBLICA
 
Descrição: Florações de Algas Nocivas ocorrem quando microalgas produtoras de toxinas crescem excessivamente. Iremos: i) monitorar mensalmente a qualidade da água, parâmetros meteoceanográficos e comunidades planctônicas e epi-bentônicas na região costeira de Porto Seguro; ii) promover ações de divulgação científica para desenvolver kits de coleta (ciência cidadã); e iii) analisar dados epidemiológicos, identificando impactos na saúde humana. Esperamos caracterizar os fatores ambientais que determinam a ocorrência de florações, identificando impactos na saúde humana, contribuindo para um oceano seguro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Período de realização: 2023 – atual.

Equipe: Catarina da Rocha Marcolin (Coordenadora); Silvia Mattos Nascimento (UNIRIO); Camila Terra (IC, UFSB); Rayane Santiago (IC, UFSB).

  

ESTAÇÃO FIXA DE MONITORAMENTO DE MICROORGANISMOS NO PÍER MUNICIPAL DE PORTO SEGURO, BA

Descrição: O monitoramento de microorganismos e de parâmetros hidrológicos da água tem relevância para a avaliação da balneabilidade dos corpos de água, além de subsidiar modelos de ecológicos sobre comunidades aquáticas, incluindo aí espécies de interesse econômico como peixes e crustáceos. Séries temporais multianuais são ferramentas robustas para reconstruir ciclos sazonais do zooplâncton e descrever os fatores ambientais associados à esses ciclos. Embora já existam séries temporais de longa duração em zonas temperadas, em sistemas subtropicais e tropicais ainda são raros estudos com amostragens de longa duração. Adicionalmente, na costa baiana a estrutura da comunidade planctônica é especialmente pouco conhecida. O píer municipal de Porto Seguro possibilita acesso rápido, seguro e sem custo para a coleta de organismos planctônicos e de parâmetros hidrográficos, com a finalidade de desenvolver uma série temporal de longa duração.

Período de realização: 2019 – 2022.

Equipe: Catarina da Rocha Marcolin (Coordenadora); Nadson Ressyé Simões; Thiago Mafra Batista; Allison Gonçalves Silva; Marcus Bandeira; Raquel Viana Quinelato; Reinaldo Brandi Abreu Bifano; Michele Maia; Flora Agnelli.

 

TRANSLATION OF OPTICAL MEASUREMENTS INTO PARTICLE CONTENT, AGGREGATION & TRANSFER (TOMCAT)

Descrição: Sinking particles transport organic carbon to the deep sea, where they form the base of life. The magnitude of particle export and the rate at which particles are consumed determine carbon sequestration in the oceans, and directly influence atmospheric carbon dioxide concentrations and global climate. Traditionally, sinking particles have been collected using sediment traps. However, the limited spatial and temporal coverage of sediment traps have led to new technologies that focus on optical measurements to allow the collection of large data sets describing both frequencies and types of sinking particles. These can be used from ships or installed on remote platforms, promising greater spatial and temporal coverage. Yet, whilst technologies to image particles have advanced greatly during the last two decades, techniques to analyze the often immense data sets have not. One short-coming is the translation of optical particle properties (e.g. the image) into particle characteristics such as carbon content and sinking speed. Moreover, different devices often measure different optical properties, leading to difficulties in comparing results. This working group aims to bring together experts in observation, experimentation, theoretical modelling, and data analyses to systematically improve the process of converting in-situ particle measurements to global export estimates. Final outcomes will include publications detailing intermediate steps and a framework outlining the most efficient way of converting large volumes of particle measurements into export estimates. The output of this working group should have high impact on future ocean research by enabling efficient use of the rapidly developing field of optical sensors.

Período de realização: 2016 – atual.

Equipe: Sarah Giering (coordenadora); Catarina da Rocha Marcolin; George A Jackson; Klas Ove Möller; Sünnje Basedow; Lionel Guidi; Morten Iversen; Andrew McDonnell; Adrian Burd; Sandy Thomalla; Tom Trull; Emma Cavan; Uta Passow; Nathan Briggs; Dhugal Lindsay; Lou Darroch.

 

VARIABILIDADE ESPACIAL DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE ZOOPLANCTÔNICA NO ESTUÁRIO DO RIO BURANHÉM E EM ZONAS RECIFAIS ADJACENTES, PORTO SEGURO – BA

Descrição:
Período de realização: 2020 – 2022.
Natureza: Pesquisa.
Equipe: Flora Agnelli (coordenadora); Catarina Marcolin.

 

FORTALECENDO A POTÊNCIA DE AGIR DA CÂMARA TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE NACIONAL DO PAU BRASIL: UMA PROPOSTA DE EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Descrição:
Período de realização: 2020 – 2022.
Natureza: Pesquisa.
Equipe: Gabriela Silva (coordenadora); Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto; Catarina Marcolin.

 

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE CORPOS HÍDRICOS NO EXTREMO SUL DA BAHIA

Descrição:
Período de realização: 2018 – 2020.
Natureza: Pesquisa.
Equipe: Reinaldo Brandi Bifano (coordenador); Marcus Bandeira; Catarina Marcolin.

 

EXTENSÃO

BLOG BATE-PAPO COM NETUNO: POPULARIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS DO MAR E DISCUSSÃO DE GÊNERO NO AMBIENTE ACADÊMICO

Resumo: A comunicação científica de qualidade e honesta é cada vez mais fundamental em nossa sociedade e promover o envolvimento de diferentes setores sociais em torno da resolução de problemas da sociedade é um desafio mundial. No Brasil esse desafio é agravado devido às assimetrias sociais e à ocorrência de graves problemas ambientais. Uma estratégia útil para aumentar o alcance de uma informação é a construção de páginas na internet, como blogs, e sua divulgação em redes sociais. Nossos objetivos são desenvolver um canal virtual de comunicação para divulgação de informações científicas relacionadas às ciências do mar, para informar, conscientizar e promover discussões com a população em relação a questões globais envolvendo os ecossistemas marinhos, para democratizar o acesso ao conhecimento científico e auxiliar no estabelecimento de condições para a alfabetização científica. Utilizaremos o blog Bate-papo com Netuno que surgiu em abril de 2015 e desde então conta com publicações semanais, distribuídas em 5 seções: Ciências do Mar, Mulheres na Ciência, Vida de Cientista, Oportunidades e Eventos e Descomplicando Netuno. Além da manutenção das publicações neste blog iremos promover ações de popularização das ciências e de discussão de gênero fora das redes sociais.

Período de realização: 2015 – atual.

Natureza: Extensão.

Equipe: Catarina Marcolin (Coordenadora); Cláudia Akemi Pereira Namiki; Jana Menegassi Del Favero; Raquel Saraiva; Juliana Leonel; Carla Eliff. Para a equipe completa: https://www.batepapocomnetuno.com/nos.

 

CORAIS EM MODELAGEM 3D: SUBSÍDIOS PARA RECUPERAÇÃO DE AMBIENTES MARINHOS E DIFUSÃO CIENTÍFICA
 
Resumo: O ecossistema recifal são conhecidos mundialmente por sua beleza natural e por abrigar uma ampla diversidade de vida marinha. Esses ambientes proveem bens e serviços que abrangem as esferas social, ambiental e econômica. Contudo, os recifes de coral estão, atualmente, entre os ecossistemas mais ameaçados do planeta. Sobre-exploração de seus recursos, como a sobrepesca, mudanças climáticas e a poluição dos oceanos, são ações humanas que agem de forma sinergética alterando a resiliência desse ecossistema, um dos mais produtivos do planeta. No Brasil, os recifes estão situados ao longo da região nordeste e encontram-se geralmente próximos à costa, facilitando o acesso da população humana e sendo utilizado para sustento, esporte e recreio. Uma forma de manter a resiliência e evitar a perda da biodiversidade recifal se dá através de ações que diminuam as pressões sobre o ecossistema. O estudo e entendimento de como ocorre o recrutamento e a sobrevivência desses organismos que estruturam as comunidades recifais são importantes para o desdobramento em ações futuras para a mitigação de condutas antrópicas que intensifiquem os efeitos das mudanças climáticas. Considerando a importância desse ecossistema e os impactos que o atinge, a presente proposta objetiva entender aspectos do recrutamento e manutenção da população de corais a partir de recifes artificiais. Para tal, será desenvolvido um protótipo em 3D de espécies de corais endêmicos do Brasil, objetivando aprimorar a técnica de transplante de corais, especificamente corais brasileiros. Adicionalmente, serão utilizados os modelos 3D, assim como realidade aumentada como forma estratégica de extensão em instituições de ensino com estudantes com e sem deficiência. Espera-se como resultado, a viabilidade da utilização desses modelos em 3D no auxílio do enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas e ações antrópicas. Espera-se ainda a utilização dessas metodologias inovadoras em instituições de Ensino Fundamental e Ensino Médio, como estratégia inclusiva de divulgação científica para que estudantes todos tenham a possibilidade de conhecer a parte da biodiversidade de um ecossistema marinho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Equipe: Jessyca Luana Silva Teixeira (Coordenadora); Catarina da Rocha Marcolin.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página