Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Logo lab

Sobre o laboratório:

O Laboratório de Dinâmica Costeira e Experimentação Numérica (LADCEN), vinculado ao Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) da UFSB, dedica-se aos estudos oceanográficos do movimento da água do mar ao largo da margem continental brasileira, com destaque para os ambientes costeiros e a conexão da plataforma continental com o oceano profundo. O LADCEN atua através da análise de dados meteoceanográficos coletados in situ e ex situ e o uso de ferramentas de modelagem numérica, atendendo principalmente aos estudantes dos cursos de Oceanologia e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências.

Área de atuação:

Análise da distribuição horizontal e vertical de parâmetros termohalinos em ambientes costeiros (estuário e plataforma continental); Dinâmica de plumas de rios; Movimento da água do mar e distribuição de massas de água; Modelagem numérica hidrodinâmica (modelo ROMS), processos de intemperismo do óleo no mar (modelo OSCAR) e dispersão de plumas de rios (modelo STRiPE); Análise de processos de pequena e meso-escala sobre a plataforma continental e análise e interpretação de dados oceanográficos.

Estrutura:

O LADCEN atualmente compartilha espaços multiusuários para laboratórios do CFCAm, sendo previsto futuramente espaços físicos próprios para os estudos dos processos físico oceanográfico.

Quem pode usar?

O LADCEN está aberto para uso por discentes vinculados à UFSB com interesse em atuação na área de oceanologia física, bem como estudantes visitantes de outras instituições de ensino superior com projetos em parceria.

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta das 8:00 às 18:00h.

 

Fim do conteúdo da página