Reitora cumpre agenda institucional em São Paulo

• Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2022, 14h10
  • Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 15h13

IMG 20220824 WA0001A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, visitou diversas instituições em São Paulo na semana passada, com agenda voltada para contato com potenciais parceiros da universidade, conhecimento de novas tecnologias sociais e de educação e compartilhamento de experiências. A ideia era proporcionar a inserção da UFSB em circuitos de cooperação para além de seu território e, ao mesmo tempo, reforçar a presença institucional na região Sul da Bahia como vetor de criação de oportunidades, parcerias e novas conexões que alimentem o presente e abram possibilidades futuras. O chefe de gabinete, professor Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos, acompanhou a reitora na série de reuniões.

Na manhã do dia 16 a agenda foi iniciada por visita à Universidade de São Paulo (USP). A representação da UFSB manteve reunião na Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) com o professor André Barbosa, coordenador de pesquisa sobre novas tecnologias sociais com o apoio do (IBCTI). O objetivo do projeto, que será desenvolvido em parceria com a UFSB, é formar um banco de dados de teses e dissertações sobre novos saberes e tecnologias educacionais oriundas de populações tradicionais, quilombolas, etc. No encontro, os representantes da universidade também discutiram a criação e implementação da TV UFSB, a princípio no modelo webtv e com solicitação de concessão de canal universitário a partir do próximo ano. Conforme o professor Richard, a instituição se prepara para aderir à rede nacional, tendo em vista o Eduplay, aplicativo de TVs universitárias gerido pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP). O tema foi oportuno no contato com o professor André Barbosa, um dos responsáveis pela implementação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e participante da construção da Lei do Audiovisual.

IMG-20220824-WA0003.jpgAinda no dia 16 a representação da UFSB visitou a Organização não-governamental ORPAS, que trabalha com novos modelos educativos, aceleramento de negócios (Start-Ups) das periferias paulistanas, formação profissional e parcerias com universidades internacionais. A reitora Joana Angélica e o chefe de gabinete foram recepcionados pelo professor Daniel Faria, coordenador e fundador da organização. A conversa tratou de experiências de tecnologias sociais, educação aplicada às periferias de maioria negra, e um convênio que proporcione uma interação entre a comunidade universitária da UFSB e a ORPAS nos processos educativos e compartilhamento das aprendizagens, pedagogia e saberes descentrados.

A agenda do dia encerrou com a visita à Cooperativa de Artistas da Periferia (COOPERIFA). Tanto a ORPAS como a COOPERIFA estão sediadas na Zona Sul de São Paulo, periferia do Jardim São Luiz. A COOPERIFA é um espaço de valorização da poesia, literatura marginal e fortalecimento da educação e da auto-estima das comunidades de seu entorno de maioria negra e de origem nordestina. A reitora e o chefe de gabinete viram recitais, poesias livres, slams e concretas em performances de "jovens das mais variadas idades e gerações soltando suas ideias aprisionadas e suas vozes embargadas, silenciadas por classe e raça", definiu o professor Richard. “Foi a melhor descoberta da viagem”, disse a professora Joana. “Precisamos fazer algo assim na praça em frente a nossa reitoria, ocupar aquele espaço público”, continua ela.

IMG-20220824-WA0004.jpgNa quarta-feira (17), a agenda abriu com uma reunião com o jornalista Mauricio Pestana, CEO da revista Raça Brasil. Entre os temas do encontro, uma parceria da universidade com a revista e sua vertente social, incluindo parceria para estágios e visitas de nossos discentes do campo da Comunicação a São Paulo e recepção de nossos formandos na revista de forma prioritária quando em na cidade. Na ocasião, a reitora foi ainda convidada para o Fórum Brasil Diverso 2022, encontro internacional de CEOs, acadêmicos e personagens da cena política internacional para pensar a diversidade e inclusão. O evento está previsto para acontecer no mês de novembro, na cidade de São Paulo.

IMG-20220824-WA0006.jpgO dia prosseguiu com a visita ao Geledés - Instituto da Mulher Negra e reunião com a fundadora do instituto, a filósofa e liderança Sueli Carneiro. Trata-se de uma das maiores organizações de mulheres negras do Brasil e América Latina. A conversa transitou pelos temas da educação, universidade e se dirigiu para participação do Geledés nas atividades de extensão e formação da UFSB, articulação de sua rede para suporte às atividades da universidade e construção de pontes entre a universidade e parceiros nacionais e internacionais, com foco no fomento à educação descentrada e principalmente voltada para as mulheres negras e periféricas.

IMG 20220824 WA0008A agenda em São Paulo foi concluída com a reunião com a diretora da Central Única das Favelas (CUFA), na quinta-feira (18). A reitora Joana Angélica e o chefe de gabinete foram recebidos pela diretora, Tamires Sampaio, que é advogada, mestra e ex-vice presidente da UNE. Tamires têm provocado/debatido a situação das juventudes nas periferias, a Maioria Minorizada nas universidades e atuado junto a fóruns de debates educacionais na América Latina e África. A diretora da CUFA também é a brasileira pessoa física, pesquisadora que assina a Magna Carta de Bolonha, da qual são signatárias universidades brasileiras como USP e UFMG. Conforme o professor Richard, dentre os temas abordados na reunião esteve a entrada da UFSB naquele observatório e da ampliação das atividades e parcerias internacionais.

Com fotos e informações por Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos