Últimas notícias

UFSB sediou lançamento de carta com propostas de desenvolvimento regional voltada aos candidatos ao governo da Bahia

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 15h51
  • Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 16h00

O_evento_que_apresentou_a_ADR_ao_público_reuniu_representantes_dos_setores_público_e_privado_da_academia_da_sociedade_civil_Foto_Ana_Lee_Sales.jpgUma iniciativa conduzida pela recente Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, a construção de um documento que lista demandas  e ideias de ação ligadas aos setores cacaueiro, educacional e de turismo para os candidatos ao governo da Bahia na gestão 2023-2026 resultou no lançamento da carta Educação, Cacau e Turismo: Propostas de ação com o Governo do Estado (2023-2026) nesta quinta-feira (11) em evento sediado no novo campus Jorge Amado, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Ilhéus. O documento trabalha com demandas e potenciais regionais em um formato sistematizado, de modo a qualificar os projetos em prol das melhorias de condição da região Sul da Bahia. A UFSB integra o conselho estratégico da ADR Sul da Bahia, responsável por agregar capital político, intelectual e financeiro à organização, ao lado da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC), Sebrae, institutos Arapyaú e Humanize, além do Movimento Sul da Bahia Global, representante da sociedade civil.

Com apresentações artísticas entremeando os discursos e apresentações, o evento deu o tom de colaboração e iniciativa regional para arregimentar esforços e recursos. Os eixos de cacau, educação e turismo foram definidos como prioritários devido às suas características estruturantes no território. A ADR Sul da Bahia foi apresentada ao público, compostos de representantes dos setores privado e público, da academia e da sociedade civil locais, com o primeiro trabalho sendo a organização do trabalho colaborativo de construção da carta de demandas. A organização está sediada em Ilhéus e deve iniciar as atividades ainda em agosto, contando com o presidente interino da ADR Sul da Bahia, e gerente do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia do Instituto Arapyaú,  Ricardo Gomes, e a secretária executiva da ADR, Mariana Sales.

195A43811Em suas falas, a reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, agradeceu a presença de todos e a oportunidade de sediar o evento nas novas instalações do Campus Jorge Amado, destacou o papel da união de esforços entre setores público e privado e as contribuições das universidades para a economia regional. "É preciso pensar no futuro", defendeu a gestora, ao mencionar que às atividades preconizadas no documento é preciso agregar conhecimento e inovação, fatores nos quais as universidades presentes no território estão sempre prontas a contribuir.

A reitora também conectou o evento às manifestações nacionais em defesa da normalidade democrática e da realização de eleições com a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, proposta pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O documento já soma mais de um milhão de assinaturas e sua leitura foi feita em inúmeras manifestações e eventos em todo o Brasil no dia 11 de agosto.

O documento “Educação, Cacau e Turismo: Propostas de ação com o Governo do Estado (2023-2026)” está disponível no link: https://pctsb.org/adr-documento/

Com foto de Ana Lee Sales