Últimas notícias

Reunião do Conselho Estratégico Social da UFSB define estratégias de fortalecimento

• Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 13h49
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 15h05

reuniao CES 02O Conselho Estratégico Social da UFSB reuniu-se na última segunda-feira, 8, no Gabinete da Reitoria, com participação metapresencial dos/as conselheiros/as dos campi Sosígenes Costa (Porto Seguro) e Paulo Freire (Teixeira de Freitas). A reunião teve ponto de pauta único, centrado na recomposição do CES.

A reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, presidiu a reunião, reforçando a importância do CES em sua articulação universidade-sociedade e a necessidade urgente de seu fortalecimento para que se cumpra, de fato, o que prescrevem o Estatuto e a Carta de Fundação da UFSB. “Nosso objetivo foi debater sobre a estrutura e o funcionamento do Conselho, ponderar sobre o processo de sua renovação, considerando que os mandatos estão fora de prazo, e ponderar sobre as melhores estratégias para garantir a participação efetiva dos conselheiros na construção e atualização das políticas da universidade, seguindo nossos documentos basilares”, explicou a reitora.

A Coordenação de Integração Social, da Diretoria de Sustentabilidade e Integração Social da PROSIS, apresentou a composição do CES prevista pelo Estatuto, a constituição proposta na Resolução 23/2016 e um parecer da Procuradoria que considera as divergências entre os dois documentos relevante e recomenda seguir o Estatuto.

Após as manifestações de todos/as os/as presentes, foi deliberada, por consenso, a recomposição a partir do Estatuto. Decidiu-se pela realização de um levantamento, com todos os membros do CES, sobre o interesse em permanecer, sob responsabilidade da Coordenação de Integração. Após esse levantamento, deverá ser elaborada a minuta de um edital para o preenchimento das vagas disponíveis. Enquanto o edital estiver aberto, serão realizadas, pelo CES, em conjunto com a Coordenação de Integração Social, uma reunião presencial em cada campus, com ampla divulgação, para esclarecimento à população sobre o papel da universidade e do CES nos territórios. Após isso, os/as conselheiros/as serão empossados/as em reunião do Consuni.

Estiveram presentes à reunião, além da reitora e do Coordenador de Integração Social, Jorge Guimarães, os/as conselheiros/as Andrea Balmant de Almeida, David Simões Soares, Elisângela Almeida dos Santos, Joelson Ferreira de Oliveira, José Carlos Rocha, Luciano Veiga e Maria Aparecida dos Santos. Também participaram a Diretora de Sustentabilidade e Integração Social, professora Lilian Reichert Coelho, a Chefe do Setor de Gestão Territorial Sustentável (DSIS/PROSIS), professora Jannaína Velasques da Costa Pinto, e, como convidada, a decana do IHAC/CSC, Ângela Maria Garcia.

Com texto por Lilian Reichert Coelho