Márcio Venicio Barbosa

Márcio Venicio Barbosa é mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), com dissertação sobre Querelle de Brest, de Jean Genet e Querelle, ein Pakt mit dem Teufel, de R. W. Fassbinder; e doutorado em Estudos Literários, pela mesma universidade (2004), com tese sobre a relação autor-texto-leitor na obra de Roland Barthes. Foi presidente por dois mandatos da Federação Brasileira dos Professores de Francês. Coordenou o curso de Letras do Unicentro Newton Paiva, onde foi também o responsável pela Editora Newton Paiva. É professor associado de Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde ocupa o cargo de Secretário de Relações Internacionais. Foi Secretário da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI e Diretor do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior – CGRIFES/ANDIFES. Pesquisa a obra de Roland Barthes e atua, principalmente, nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura francesa, crítica literária e literatura comparada pelo viés da comparação diferencial. Coordena o Grupo de Pesquisa “Escritor Plural: estudos pluridisciplinares da obra de Roland Barthes” e participou da organização dos livros Maurice Blanchot (Annablume, 2004), Interartes (EdUFMG, 2010), Roland Barthes plural (Humanitas, 2017) e Novamente Roland Barthes (2018).