Página inicial > O PGAEC > Notícias > Lançado livro sobre Conhecimento Popular de Plantas Medicinais do Extremo Sul da Bahia em Escola de Agroecologia e Agrofloresta
PPGAEC Notícias

• Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 18h17
  • Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 18h25

3 2Na sexta feira, 19 de julho, foi lançado o livro “Conhecimento Popular de Plantas Medicinais do Extremo Sul da Bahia” na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB). A escola está localizada no assentamento Jacy Rocha, do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no município de Prado/BA. Publicado pela Editora Expressão Popular, o livro teve como coordenador o pesquisador Glauco Villas Bôas, do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), da Fiocruz e como organizadores Marcelo Neto Galvão, Marilza Machado e Sandra A. P. Magalhães Fraga.

Um grupo de estudantes da Pós-Graduação em Agroecologia e Educação do Campo da UFSB, professores e os coordenadores do curso, Frederico Monteiro Neves e Dirceu Benincá, participaram do evento. Iniciado em março de 2019 com 30 estudantes, o curso de pós-graduação é uma parceria entre Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Paulo Freire, Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus X), Instituto Federal Baiano (IFBaiano/ Campus Teixeira de Freitas) e EPAAEB.

A obra “Conhecimento Popular de Plantas Medicinais do Extremo Sul da Bahia” resulta do projeto Saúde Popular e Agroecologia desenvolvido em assentamentos agroecológicos do MST e em comunidades tradicionais do Extremo Sul da Bahia. De acordo com o pesquisador  Glauco, “os autores do livro são 180 agricultores e agricultoras de assentamentos, acampamentos e comunidades tradicionais da região, que passaram a ser chamados de sábios guardiões do conhecimento”. O projeto catalogou 700 espécies de plantas, mas somente 110 foram publicadas no livro, juntamente com saberes populares medicinais a respeito delas.

2 1

O livro também será lançado durante a Feira da Agricultura Familiar na UFSB, em Teixeira de Freitas/BA, dia 09 de agosto próximo. A Feira, que acontece quinzenalmente desde abril de 2018, envolve feirantes de assentamentos do MST e de comunidades tradicionais e conta com a participação da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

1 1