Novo!
Chamada para publicação de trabalhos resultantes da Jornada
Link para a chamada- https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/announcement/view/655
Programação de trabalhos evento
(Lista atualizada em 13 de novembro de 2022)
A Comissão Organizadora da I Jornada Internacional de Estudos da Linguagem e Racismo informa a prorrogação do período de submissão de propostas nas modalidades: Comunicação em Grupos de Trabalho (GTs) ou em Pôsteres. Organizada pelo Grupo de Pesquisa em Linguagem e Racismo, a jornada é uma realização do grupo com parceiros nacionais e internacionais no âmbito do projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq intitulado “RAEL- Racismo e Antirracismo no Ensino de Línguas”.
A Jornada contará com sessões de comunicação oral e pôsteres (ao ar livre). Todos os pesquisadores (de todos os níveis, graduação, pós-graduação, professores universitários e independentes) são estimulados a enviar trabalhos.
Todos os trabalhos serão enviados pelo sistema SIG EVENTOS DA UFSB. Para saber como enviar seu trabalho por esse sistema, elaboramos um tutorial:
Tutorial para envio de trabalhos via SIG Eventos
- REGRAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS
Asubmissão de resumo para uma das modalidades de participaçãona I Jornada Internacional de Estudos da Linguagem e Racismoé aberta a pesquisadores/as, professores/as do Ensino Superior, professores/as da Educação Básica, alunos/as da pós-graduação e graduandos/as (estes/as últimos/as, desde que em coautoria com seus/suas orientadores/as).
1.1 Serão aceitos resumos escritos em Português, Inglês e Espanhol.
1.1.1 Cada participante da jornada tem direito a submissão de, APENAS,uma única proposta de comunicação oral ou pôster como autor/a principal.
1.1.2 Professores/as orientadores/as poderão submeter uma proposta de comunicação oralOU de pôster como autor/a principal e atétrês propostas como coautor/a de comunicaçãooral ou pôster junto com seus/suas orientados/as.
1.1.2.1 Propostas com mais de um/a autor/a não poderão ultrapassar o número de 3 autores/as.
1.1.2.2 Não será permitida a inserção ou a retirada de autor/a após a submissão da proposta.
1.2As submissões dos resumos estão reabertasentre osdias06/09/2022 e 09/10/2022, exclusivamente, pelo sistema de evento da UFSB, https://sig.ufsb.edu.br/sigeventos/login.xhtml.
1.2.1 Não serão aceitos resumos encaminhados por e-mails ou qualquer outra maneira que não seja pelo sistema de gestão de eventos indicado no item 1.2.
1.2.2Apenas o/a autor/a responsável pela submissão deverá preencher os campos do formulário de submissão online e do resumo do trabalho, disponíveis na aba “submissão de resumos” no site do evento.
1.2.3 A ausência ou o preenchimento incorretode quaisquer informações obrigatórias acarretará na desclassificação do resumo.
1.3 Cada trabalho deverá ser classificado, no ato da submissão, em uma das áreas temáticas descritas no item 3.1.
- INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
2.1 O resumo para comunicação oral ou pôster deverá ser estruturado com os seguintes itens:
- Modalidade: selecionar “Comunicação Oral” ou “Pôster”
- Título: sugere-se que não ultrapasse 500 caracteres (incluindo espaços)
- Autor/a/es/as: em caso de coautoria, apenas um/a dos/as autores/as deverão submeter a proposta.
- Tema, Objetivo, Justificativa, Abordagem teórico-metodológica, Resultados ou Resultados esperados ou Hipóteses, Fomento para a realização da pesquisa (caso houver).
- Palavras-chave: De 3 a 5 palavras/expressões divididas por ponto final.
- Eixo-Temático: selecione um dos nove eixos temáticos do evento.
2.1.1 O resumo deverá conter até1500 caracteres, excetuando-se o título e as palavras-chaves, que apresentam campos de preenchimento próprios.
2.2 Não serão aceitas figuras, tabelas ou gráficos, bem como destaque de informações em negrito e/ou sublinhados. Evitar equações, bem como símbolos e contrações que não sejam de uso corrente.
2.3 A revisão ortográfica e gramatical do trabalho deverá ser feita antes da submissão e será de responsabilidade dos/as autores/as. Correções após a submissão não serão permitidas e poderão gerar recusa da proposta.
- ÁREAS TEMÁTICAS:
3.1 Os eixos para inserção dos resumos para Comunicação Oral ou Pôster abrangem as categorias elencadas no formulário de submissão a seguir:
- Ideologias Linguísticas
- Racismo nos Estudos da Linguagem
- Racismo Linguístico
- Estudos em Antropologia Linguística
- Racismo no Ensino de Línguas
- Racismo e Estudos do Discurso
- Racismo e Sociolinguística
- Racismo e Sociologia da Linguagem
- Estudos Decoloniais em Linguística Aplicada
3.2 Após a submissão do resumo, não haverá possibilidade de alterações da modalidade de apresentação,do texto e da área temática selecionada. No entanto, durante a avaliação do resumo pela Comissão Científica poderá haver mudanças de área caso seja considerado pertinente.
- RESULTADOS
Oresultado da avaliação das propostas de comunicação oralou pôster pela Comissão Científica do evento serádisponibilizado no sistema de Eventos da UFSB, na área do inscrito, no dia 12/10/2022.
4.1 Os trabalhos serão considerados “aprovados”, “aprovados com ressalva” ou “não aprovados”. No caso de trabalhos “aprovados com ressalva”, o/a proponente terá até 48 horas para o reenvio da versão corrigida da proposta.
4.1.1 O descumprimento deste prazo acarretará na desclassificação do trabalho, tendo em vista a programação da comissão de trabalhos científicos.
4.2 Após a decisão da Comissão Científica, não caberá recurso por parte dos/as proponentes.
4.2.1 Os/As proponentes que não tiverem seu trabalho aceito, poderão se inscrever na “Modalidade: participação SEM APRESENTAÇÃO de trabalhos”.
4.3As especificações para a confecção do Pôster serão divulgadas na 4.ª Circular.
5.CRONOGRAMA ATUALIZADO
ATIVIDADE | DATA |
Divulgação da3.ª Circular do evento | 06/09/2022 |
Período de Submissão de proposta de Comunicação Oral | 06/09/2022 a 09/10/2022 |
Divulgação do resultado da avaliação das propostas pela Comissão Científica | 12/10/2022 |
Prazo para reenvio das propostas corrigidas | 15/10/2022 |
- CONCORDÂNCIA
Todos os/as congressistas que encaminharem seus resumos estarão de acordo com as regras de submissão e apresentação descritas nesta chamada.