Novo!

Chamada para publicação de trabalhos resultantes da Jornada

Link para a chamada- https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/announcement/view/655 

Programação de trabalhos evento
(Lista atualizada em 13 de novembro de 2022)

 

 

A Comissão Organizadora da I Jornada Internacional de Estudos da Linguagem e Racismo informa a prorrogação do período de submissão de propostas nas modalidades: Comunicação em Grupos de Trabalho (GTs) ou em Pôsteres. Organizada pelo Grupo de Pesquisa em Linguagem e Racismo, a jornada é uma realização do grupo com parceiros nacionais e internacionais no âmbito do projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq intitulado “RAEL- Racismo e Antirracismo no Ensino de Línguas”.

A Jornada contará com sessões de comunicação oral e pôsteres (ao ar livre). Todos os pesquisadores (de todos os níveis, graduação, pós-graduação, professores universitários e independentes) são estimulados a enviar trabalhos.

Todos os trabalhos serão enviados pelo sistema SIG EVENTOS DA UFSB. Para saber como enviar seu trabalho por esse sistema, elaboramos um tutorial:

Tutorial para envio de trabalhos via SIG Eventos

  1. REGRAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS

Asubmissão de resumo para uma das modalidades de participaçãona I Jornada Internacional de Estudos da Linguagem e Racismoé aberta a pesquisadores/as, professores/as do Ensino Superior, professores/as da Educação Básica, alunos/as da pós-graduação e graduandos/as (estes/as últimos/as, desde que em coautoria com seus/suas orientadores/as).

 

1.1 Serão aceitos resumos escritos em Português, Inglês e Espanhol.

1.1.1 Cada participante da jornada tem direito a submissão de, APENAS,uma única proposta de comunicação oral ou pôster como autor/a principal.

 

1.1.2 Professores/as orientadores/as poderão submeter uma proposta de comunicação oralOU de pôster como autor/a principal e atétrês propostas como coautor/a de comunicaçãooral ou pôster junto com seus/suas orientados/as.

 

1.1.2.1 Propostas com mais de um/a autor/a não poderão ultrapassar o número de 3 autores/as.

 

1.1.2.2 Não será permitida a inserção ou a retirada de autor/a após a submissão da proposta.

 

1.2As submissões dos resumos estão reabertasentre osdias06/09/2022 e 09/10/2022, exclusivamente, pelo sistema de evento da UFSB, https://sig.ufsb.edu.br/sigeventos/login.xhtml.

 

1.2.1 Não serão aceitos resumos encaminhados por e-mails ou qualquer outra maneira que não seja pelo sistema de gestão de eventos indicado no item 1.2.

1.2.2Apenas o/a autor/a responsável pela submissão deverá preencher os campos do formulário de submissão online e do resumo do trabalho, disponíveis na aba “submissão de resumos” no site do evento.

1.2.3 A ausência ou o preenchimento incorretode quaisquer informações obrigatórias acarretará na desclassificação do resumo.

1.3 Cada trabalho deverá ser classificado, no ato da submissão, em uma das áreas temáticas descritas no item 3.1.

  1. INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO

2.1 O resumo para comunicação oral ou pôster deverá ser estruturado com os seguintes itens:

  • Modalidade: selecionar “Comunicação Oral” ou “Pôster”
  • Título: sugere-se que não ultrapasse 500 caracteres (incluindo espaços)
  • Autor/a/es/as: em caso de coautoria, apenas um/a dos/as autores/as deverão submeter a proposta.
  • Tema, Objetivo, Justificativa, Abordagem teórico-metodológica, Resultados ou Resultados esperados ou Hipóteses, Fomento para a realização da pesquisa (caso houver).
  • Palavras-chave: De 3 a 5 palavras/expressões divididas por ponto final.
  • Eixo-Temático: selecione um dos nove eixos temáticos do evento.

2.1.1 O resumo deverá conter até1500 caracteres, excetuando-se o título e as palavras-chaves, que apresentam campos de preenchimento próprios.

2.2 Não serão aceitas figuras, tabelas ou gráficos, bem como destaque de informações em negrito e/ou sublinhados. Evitar equações, bem como símbolos e contrações que não sejam de uso corrente.

2.3 A revisão ortográfica e gramatical do trabalho deverá ser feita antes da submissão e será de responsabilidade dos/as autores/as. Correções após a submissão não serão permitidas e poderão gerar recusa da proposta.

  1. ÁREAS TEMÁTICAS:

3.1 Os eixos para inserção dos resumos para Comunicação Oral ou Pôster abrangem as categorias elencadas no formulário de submissão a seguir:

  1. Ideologias Linguísticas
  2. Racismo nos Estudos da Linguagem
  3. Racismo Linguístico
  4. Estudos em Antropologia Linguística
  5. Racismo no Ensino de Línguas
  6. Racismo e Estudos do Discurso
  7. Racismo e Sociolinguística
  8. Racismo e Sociologia da Linguagem
  9. Estudos Decoloniais em Linguística Aplicada

 

3.2 Após a submissão do resumo, não haverá possibilidade de alterações da modalidade de apresentação,do texto e da área temática selecionada. No entanto, durante a avaliação do resumo pela Comissão Científica poderá haver mudanças de área caso seja considerado pertinente.

  1. RESULTADOS

Oresultado da avaliação das propostas de comunicação oralou pôster pela Comissão Científica do evento serádisponibilizado no sistema de Eventos da UFSB, na área do inscrito, no dia 12/10/2022.

4.1 Os trabalhos serão considerados “aprovados”, “aprovados com ressalva” ou “não aprovados”. No caso de trabalhos “aprovados com ressalva”, o/a proponente terá até 48 horas para o reenvio da versão corrigida da proposta.

 

4.1.1 O descumprimento deste prazo acarretará na desclassificação do trabalho, tendo em vista a programação da comissão de trabalhos científicos.

4.2 Após a decisão da Comissão Científica, não caberá recurso por parte dos/as proponentes.

 

4.2.1 Os/As proponentes que não tiverem seu trabalho aceito, poderão se inscrever na “Modalidade: participação SEM APRESENTAÇÃO de trabalhos”.

 

4.3As especificações para a confecção do Pôster serão divulgadas na 4.ª Circular.

5.CRONOGRAMA ATUALIZADO

ATIVIDADE DATA
Divulgação da3.ª Circular do evento 06/09/2022
Período de Submissão de proposta de Comunicação Oral 06/09/2022 a 09/10/2022
Divulgação do resultado da avaliação das propostas pela Comissão Científica 12/10/2022
Prazo para reenvio das propostas corrigidas 15/10/2022

 

  1. CONCORDÂNCIA

Todos os/as congressistas que encaminharem seus resumos estarão de acordo com as regras de submissão e apresentação descritas nesta chamada.