Página inicial > Últimas Notícias > Informes IHAC CPF > I Seminário de Estágio Supervisionado: reflexões e práticas docentes
Informes IHAC CPF

I Seminário de Estágio Supervisionado: reflexões e práticas docentes

• Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 12h00
  • Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 12h02

i seminário de estágio supervisionado reflexões e práticas docentesO Seminário busca um diálogo entre os estagiários, supervisores, professores da Educação Básica, Universidade e Escola, na construção de possibilidades no ensinar e aprender a profissão docente (PIMENTA; LIMA, 2008), proporcionando a partilha de posturas e concepções didático-pedagógicas. Para tanto, o estágio supervisionado é pensado aqui como lócus de uma reflexão-ação-reflexão (SCHÖN, 2000). Neste sentido, a partir das atividades que serão desenvolvidas no seminário, buscará a partilha e a potencialização do Estágio Supervisionado como instância importante nos diálogos colaborativos entre Escola e Educação Básica.

Programação:

17 de julho de 2019 - Mesa redonda: Estágio Supervisionado: Experiências e desafios na formação de professores.

18 de julho de 2019 - Minicursos:

- Cinema e Ensino: o uso de filmes na sala de aula - (Profº. Gregory Alves Dionor);

- Aprendendo com as narrativas de estudantes e professores na Educação Básica - (Profª. Ivonete Susmickat);

- Memória e Patrimônio na sala de aula: perpectivas para um ensino de história regional no Extremo Sul Baiano - (Profª. Tamires Pereira);

- Pesquisas com crianças e infâncias em comunidades tradicionais - (Profª. Marina Miranda);

- Construção de fanzines e quadrinhos em sala de aula - (Profª. Danielle Barros).
Obs.: As inscrições nos minicursos serão feitas no local.

19 de julho de 2019 - Apresentação das comunicações nos eixos:

- Experiências interdisciplinares no ensino de artes;

- Experiências interdisciplinares na área das linguagens;

- Experiências interdisciplinares em humanidades;

- Experiências interdisciplinares em ciências da natureza e matemática.

Datas importantes:

Período de inscrições: 01/06 a 17/07/2019