Mestrado Profissional em Saúde da Família
ProfSaúde: lançamento do edital da Turma 6
Quem pode se inscrever nas vagas do PROFSAÚDE? Pessoa brasileira que mora no Brasil ou pessoa estrangeira que mora legalmente no Brasil.
Vagas para Médicos do Programa Mais Médicos (PMMB)
Posuir diploma de graduação em medicina, reconhecido pelo MEC.
Se pessoa médica intercambista, possuir diploma apostilado ou reconhecido conforme Convenção da Apostila da Haia e se enquadrar em um dos seguintes perfis: pessoa brasileira formada no exterior; ou pessoa estrangeira formada no exterior.
Estar trabalhando ativamente no Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) em, pelo menos, uma das seguintes condições:
a) Com CRM ativo, e ter previsão de concluir a especialização em Medicina de Família e Comunidade (MFC) até abril de 2026 ou já ter concluído a especialização iniciada no âmbito do Programa Médicos pelo Brasil (AgSUS);
b) Com residência médica em MFC e/ou titulação obtida por meio de prova de título da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC);
c) Se Intercambista, ter previsão de concluir a especialização em MFC até abril de 2026 (caso não esteja contemplado no item b) ou já ter concluído a especialização iniciada no âmbito do Programa Médicos pelo Brasil (AgSUS).
Vagas Multiprofissionais
Possuir diploma de graduação reconhecido pelo MEC em uma das seguintes áreas da saúde:
a) Bacharelado em Educação Física; b) Enfermagem; c) Farmácia; d) Fisioterapia; e) Fonoaudiologia; f) Nutrição;g) Odontologia; h) Psicologia; i) Saúde Coletiva; j) Serviço Social; k) Terapia Ocupacional; l) Medicina.
Além do diploma, você deve estar trabalhando ativamente em, pelo menos, uma das seguintes condições:
- Ser docente, preceptor(a) e/ou tutor(a) de um dos seguintes programas de instituições públicas de ensino superior ou órgãos públicos: Residência de Medicina de Família e Comunidade; Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Residência em Enfermagem em Saúde da Família.
- Estar em cargo ou função de gestão (coordenadores, gerentes, diretores) na Estratégia Saúde da Família/APS, Vigilância e Serviços relacionados diretamente à APS. Atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF)/APS ou em serviço com relação direta e constante com a APS e na área da sua formação acadêmica: Saúde bucal; ESF Ribeirinha; ESF Fluvial; Atenção Básica à Saúde Indígena; Consultório na Rua; Equipe de Atenção Básica Prisional; Equipes E-Multi; Centros de Atenção Psicossocial; Policlínicas ligadas à APS; Secretaria de Atenção Especializada (SAE); Serviço de atendimento à vítima de violência sexual (SAVVIS); Centros de Especialidades Odontológicas (CEO); Centros Especializados em Reabilitação (CER); Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)
![]() ![]() |
Como fazer a inscrição? clique aqui

FIQUE POR DENTRO!
Bancas de qualificação da Turma 05
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
NOTA DE PESAR

Perdemos ontem Luiz Antonio de Castro Santos, um dos mais profícuos construtores do campo das Ciências Sociais em Saúde no Brasil. Graduado em Ciências Políticas e Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-graduado na Harvard School of Public Health (mestrado em 1974 e doutorado em 1987), Luiz Antonio foi um pensador original, com enorme contribuição à pesquisa histórica e sociológica em Saúde no Brasil. Embora tenha se dedicado mais a grandes temas como História da Saúde; Pensamento Social no Brasil; Sociologia das Profissões; e Ética de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais em Saúde, era intelectualmente inquieto, o que o motivou a trabalhar com temas e em áreas diversos. Essa inquietude nos favoreceu pois, após se aposentar em fevereiro de 2015 como Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), instituição onde trabalhou desde 1987, no Instituto de Medicina Social (IMS), Luiz veio para a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) a convite do Professor Naomar de Almeida Filho, então Reitor Pro-Tempore, como Professor Visitante Sênior, entre maio 2015 e 2017, e depois Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde). Foi realmente uma riqueza termos tido a oportunidade de sermos colegas de Luiz, gozado de sua companhia e aprendido tantas coisas bacanas com ele! No plano da produção intelectual, Luiz defendeu e valorizou muito o produto "resenhas" como atividade fundamental da vida acadêmica, de efetiva troca interpares, porque era um “resenhista” na vida e da vida! Desde 2018, Luiz veio lutando bravamente, mas com muita dignidade e apoio da família, contra um câncer na laringe que, por fim, o obrigou a sair de cena. Como membro ativo da polis, a que tanto se dedicou, Luiz permaneceu lutando por boas causas até o fim: a recuperação da Escola Pública e do Ensino Básico em tempo integral em todo o Brasil; a recuperação dos salários pagos aos professores das redes públicas de educação; a luta de todos nós por uma saúde pública acessível e de qualidade a todo/as etc. Perdemos todos/as nós, seus amigos, colegas, alunos/as e familiares, especialmente Lina e os filhos que tanto amou! Perdemos um GUERREIRO com causas justas, um parceiro de LUTA na Saúde Coletiva; um colega do Profsaúde e da UFSB!
Ilhéus-Itabuna (BA), 6 de julho de 2025.
Antonio José Costa Cardoso
Jane Mary de Medeiros Guimarães
Coordenação institucional do Profsaúde/UFSB








Redes Sociais