Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 12h30 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 14h25 | Acessos: 1365

Título profissional: Bacharel em Humanidades
Área de conhecimento: Humanidades
Modalidade: Bacharelado
Duração: 9 Quadrimestres (3 Anos)
Turno: Vespertino e Noturno
Número de vagas: 40

Área de atuação:
O Bacharel em Humanidades está habilitado para exercer funções na administração pública e privada e em organizações que tenham como tarefa coordenar esforços para a consecução de metas econômicas, políticas ou sociais. Sua formação permite que atue em ambientes corporativos, estando particularmente capacitado para o exercício do trabalho em equipes e redes.

As características específicas de sua formação generalista permitem ao Bacharel em Humanidades ter expectativa de bom desempenho em provas seletivas para o exercício de funções públicas nas carreiras dos diferentes poderes que constituem o Estado.

Perfil do egresso:
O Bacharel em Humanidades formado na UFSB caracteriza-se por uma orientação interdisciplinar, autônoma e crítica. Ao compreender e aplicar conhecimentos sobre as questões socioculturais, o Bacharel em Humanidades terá uma prática social mais rica e efetiva, enxergando a comunidade como detentora de conhecimentos importantes para viabilizar mudanças sustentáveis em suas próprias condições de vida.

O Bacharel em Humanidades deverá ainda ser capaz de:

a) realizar análises, estudos e pesquisas críticos e reflexivos no âmbito profissional das áreas das Humanidades, em diálogo interdisciplinar com outros campos de conhecimento;

b) articular qualidade acadêmica e compromisso com a cidadania no âmbito da pesquisa e da atividade laboral;

c) respeitar e promover a diversidade cultural, reconhecendo a necessidade do diálogo permanente com os saberes e as práticas populares.

d) utilizar as tecnologias de informação e comunicação, participando criticamente da renovação cultural baseada na riqueza informacional de que dispõem as sociedades contemporâneas;

e) aprender continuamente, analisar criticamente e compreender limites e impactos do conhecimento científico e suas tecnologias.

f) compreender os fundamentos teóricos e metodológicos das áreas das Humanidades;

g) identificar e interrogar de forma crítica e propositiva as principais questões, dilemas e impasses da contemporaneidade, nos âmbitos social, cultural e subjetivo;

h) exercitar nos diversos espaços de sociabilidade e produção material e intelectual, a pesquisa e análise interdisciplinar dos complexos fenômenos humanos e suas implicações em ambientes micro e macrossociais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página