Página inicial > Notícias > UFSB seleciona professor/a formador/a para atuar no PARFOR
UFSB oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

UFSB seleciona professor/a formador/a para atuar no PARFOR

• Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 11h52
  • Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 11h59

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado de professores/as formadores/as, níveis I e II, para atuarem no 1º período letivo da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens do Campus Jorge Amado pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Os/As interessados/as devem se inscrever no período de 28 de agosto a 08 de setembro.

As vagas são para ministrar os seguintes Componentes Curriculares, em um total de seis vagas, uma para cada CC: a) Bases Epistemológicas da Educação; b) Educação e Tecnologias Digitais; c) Humanidades, Interculturalidades e Metamorfoses Sociais; d) Introdução à Linguística; e) Oficina de Textos Acadêmicos e f) Políticas Públicas Educacionais e Gestão Escolar.

Podem participar professores/as do quadro permanente e substituto da UFSB, docentes de outras Instituições de Ensino Superior Públicas e educadores/as do quadro efetivo de Secretarias de Educação Municipal ou Estadual que cumpram os requisitos estipulados no edital.

Professores/as formadores/as interessados/as em atuar no curso podem apontar até três Componentes Curriculares em ordem de prioridade, alinhados à sua formação acadêmica. Os/As selecionados/as receberão bolsas CAPES nos valores de R$1.850,00 ou R$1.550,00 (respectivamente formadores/as nível I ou II, conforme regulamento do Parfor) para cada 15h de carga horária do componente curricular.

LI em Linguagens / Parfor / Campus Jorge Amado

O Parfor é uma iniciativa que visa garantir formação acadêmica aos professores/as da rede pública de ensino, promovendo a melhoria na qualidade, sem afastamento dos/as docentes de suas atividades nas escolas. Para isso, oferece regimes letivos diferenciados.

Pela primeira vez, a UFSB ofertará curso pelo Parfor, com uma turma de vinte e sete professores/as na Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens, vinculada ao IHAC/CJA. Os/As estudantes matriculados/as são professores/as atuantes nas redes municipal e estadual de diversas cidades, como São José da Vitória, Coaraci, Prado, Itiúba, Jussari, Itiruçu e Curitiba.

As aulas presenciais acontecerão no Colégio Universitário (CUNI) de Itabuna, de acordo com calendário acadêmico específico para o curso. Para mais informações, acesse o Edital Progeac n. 36, disponível na página da UFSB, aqui. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Parfor pelo e-mail parfor@gfe.ufsb.edu.br