Página inicial > Últimas Notícias > III Jornada Pedagógica do Curso de Medicina

III Jornada Pedagógica do Curso de Medicina

• Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 15h49
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 15h52

O CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PROMOVE A III JORNADA PEDAGÓGICA DO CURSO DE MEDICINA

Nos dias 6, 7 e 8 de Outubro de 2022 acontecerá a III Jornada Pedagógica do Curso de Medicina. O evento faz parte do Programa de Capacitação Docente em Saúde (PCDS) do Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) da UFSB. O Núcleo Docente Estruturante do curso juntamente com o decanato estão na frente da organização dessa Jornada, que tem  o objetivo de proporcionar produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação, envolvendo práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular aos docentes e preceptores do curso de Medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia. O tema central da III Jornada é a Importância da Avaliação no Processo de Ensino-Aprendizagem na formação médica, com o intuito de capacitar seu corpo docente em prol do alinhamento no processo de ensino-aprendizagem e aos objetivos institucionais para favorecer a qualidade do ensino. A escolha da temática partiu da solicitação dos docentes. Os docentes serão incentivados a identificar os pontos ameaçadores nas vivências de ensino-aprendizagem, refletindo sobre o processo avaliativo utilizado, por meio do levantamento de problemas e busca compartilhada de estratégias para superação de dificuldades e fortalecimento de potencialidades na formação.

Teremos a honra de contar com a participação de 2 Professores Doutores Médicos com Expertise na temática da III Jornada:

* Prof. Dr. Antônio Carlos Sansevero (Universidade Federal de Roraima)

* Profa. Dra. Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira ( Universidade Federal Fluminense)

PROGRAMAÇÃO DA III JORNADA PEDAGÓGICA:

III jornada pedagogica de medicina

A promoção de processos e espaços formativos direcionados aos docentes dos cursos da Saúde é um desafio do Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS), com vistas à construção de um trabalho sólido de formação na perspectiva da coletividade das práticas pedagógicas junto aos alunos. Nesta perspectiva, outras Jornadas Pedagógicas virão e serão direcionadas também para os docentes dos cursos de psicologia e biomedicina. O CFCS entende que a formação continuada de professores é uma necessidade para todo corpo docente, sem exceção, pois atua como uma forma de valorizar o profissional na instituição, mostrando a importância dele por meio de investimentos no desenvolvimento das suas habilidades e competências.