Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

EDITAL ESPECIAL II SIMPÓSIO RURALIDADES CONTEMPORANEAS PPGES/GRUPO DITERC

Publicado: Sábado, 15 de Setembro de 2018, 11h42 | Última atualização em Sábado, 13 de Outubro de 2018, 15h51 | Acessos: 3098

TRABALHOS ACEITOS NOS GTs DO SIMPÓSIO

POSTERGADAS AS DATAS DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NOS GTS

EDITAL DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS E MINICURSOS NO II SIMPÓSIO DE RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS

SIMPÓSIO: RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS EM REDE

II ENCONTRO DE ESTUDOS RURAIS DO SUL E EXTREMO SUL DA BAHIA

 Apresentação

            O Simpósio “Ruralidades Contemporâneas em Rede” é um evento bianual que se iniciou em 2016, com a intenção de identificar pesquisadores, atores e instituições que atuam junto às populações rurais e povos tradicionais no Sul da Bahia em pesquisas e ações de extensão voltadas para o desenvolvimento territorial, assim como a identificação e análise de conflitos socioambientais. A partir do primeiro encontro, nasce o Grupo de Pesquisas e Extensão DITERC (Dinâmicas Sociais, Etnicidades e Ruralidades Contemporâneas), reunindo docentes e estudantes da UFSB, UNEB Eunápolis, IFBA Eunápolis e Porto Seguro e IFBaiano Teixeira de Freitas. Desde então, o Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade foi implantado na UFSB, hoje coordenado pela líder do Grupo DITERC que conta, agora, com a adesão de mestrandos e doutorandos.

      O Programa de Pós-Graduação em estado e Sociedade é Interdisciplinar, nota 4, e abriga Mestrado e Doutorado com duas linhas de Pesquisa: Estado, Instituições e Governança e Sociedade, Cultura e Ambiente. O Plano Orientador da Universidade Federal do Sul da Bahia estabelece uma atuação em estreita integração com a sociedade local. Esta sociedade e ambiente estão fortemente imbricados por processos e dinâmicas sociais que envolvem uma grande heterogeneidade de atores. Entre eles, a maior população de agricultores familiares do Brasil, com mais de 700 mil estabelecimentos. Desta forma, a atuação do PPGES junto às Dinâmicas Sociais, Culturais e Territoriais junto às populações Rurais exige o fortalecimento da interdisciplinaridade e a aproximação e expansão das redes tanto científicas, como dos atores sociais.

          Assim, a presente proposta visa a aproximação de pesquisadores voltados para as populações rurais e povos indígenas e tradicionais no Sul da Bahia, para a consolidação da rede iniciada no I Encontro, realizado em 2016. Porém, trata-se também de uma articulação entre os atores e sujeitos de pesquisa com instituições da sociedade civil, do Estado e outras instituições de ensino e pesquisa, em uma ação de participação social. Assim como no I Simpósio, serão ouvidos os principais atores do movimento social no meio rural, agora representados pelos Colegiados de Identidade (CODETER) do Baixo Sul, Costa do Descobrimento e do Extremo Sul, resultado da Política Pública de Territórios de Identidade da SEPLAN, que promoverão uma reunião plenária no seio do evento. É por isso que nosso orçamento envolve a vinda de 50 representantes de cada um dos três territórios, entre agricultores, lideranças comunitárias, indígenas, quilombolas, de grupos urbanos, etc.

         Esta série de Simpósios, agora encampados pelo Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, pretende coincidir com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de forma a otimizar recursos técnicos e a disponibilidade do público acadêmico. Este ano, o tema escolhido se afina com a proposta de forma especial: A Ciência para a Redução das Desigualdades. Participar da SNCT também nos permite promover ações de cooperação entre as instituições envolvidas, sendo o Simpósio organizado, este ano, em parceria entre IFBA Eunápolis e UFSB, assim como o Núcleo de Estudos em agroecologia Pau Brasil, NEAPB/UFSB. Esse alinhamento também permite que além de convidarmos especialistas e cientistas, possamos servir de palco para a apresentação de trabalhos científicos de jovens bacharelandos, bolsistas PIBIC e TCCs assim como pós-graduandos destas instituições, que tem desenvolvido trabalhos orientados por esta temática.

         A temática escolhida para este ano surgiu da demanda do Núcleo Diretivo do Colegiado do Território de Identidades Costa do Descobrimento (CODETER) e o evento foi estruturado através dos eixos estabelecidos por um estudo amplo promovido pela SEPLAN, MDA E Secretaria da Mulher através dos NEDETs, com base em oitivas realizadas em diversas reuniões das múltiplas organizações da sociedade civil dos 16 municípios do CODETER Costa do Descobrimento, ao longo de 2015 e 2016. Estes eixos são: o Desenvolvimento Econômico e Ambiental e Inclusão Socioprodutiva; Questão Fundiária; de Formação Cidadã e Organização Social; Infraestrutura e Serviço Público.

        Os cientistas convidados estarão, assim, oferecendo subsídios para enriquecer o Plano de Desenvolvimento Equitativo e Sustentável do CODETER, ao mesmo tempo em que interagem com grande proximidade com seus sujeitos de pesquisa.

           Trata-se de uma discussão atual e contemporânea sobre o mundo rural. Nesta, o território do sul da Bahia é analisado como um ambiente entrecruzado pela tecnologia moderna de comunicação e de produção, nada isolado, sobreposto por uma multiplicidade complexa de diferentes fronteiras econômicas, mas que continua a ser estruturado por dinâmicas culturais que resistem e dialogam com o desenvolvimento através de estratégias próprias. O papel da antropologia e da ciência social interdisciplinar diante da ruralidade contemporânea se reconstrói junto com o objeto, em parceria com seus atores.

Observações:

1. As propostas deverão ser encaminhadas para o e-mail: submissao-trabalho@diterc.org no prazo estipulado pelo cronograma, favor indicar no e-mail o GT de aderência do trabalho.

2 - Propostas que não atendam às especificações serão automaticamente excluídas;

3 - O resultado quanto à aceitação ou recusa dos resumos será disponibilizado no site do Congresso  conforme cronograma.

 

Fim do conteúdo da página