UFSB participa do Fórum da Liga dos Reitores das Universidades do Brasil, da Rússia e da Bielorrússia e do Fórum dos Reitores das Universidades do BRICS+
Nos últimos dias 05, 06 e 07 de junho, a Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, esteve presente na Liga das Universidades do Brasil, Rússia e Bielorrússia e na 2ª Edição do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS+, que reúne o Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Ambos os eventos ocorreram na UFRJ, no Rio de Janeiro, e tiveram como objetivo discutir desafios globais urgentes, fomentar a inovação, impulsionar a pesquisa colaborativa e aprofundar os vínculos entre as instituições de ensino superior. “Temos muitas questões em comum, muitas similaridades. A ideia é que a gente reforce laços com esses países, que discutamos questões que vão desde direitos humanos, diminuição da pobreza, até a ciência”, explicou Joana Guimarães.
A Reitora também participou da mesa "Transição Energética e Sustentabilidade nos BRICS+", que debateu sobre como associar energias renováveis com sustentabilidade, considerando a demanda cada vez maior por energia.
A tentativa é de que se crie um bloco de países que tenham interesses em comum. De acordo com a Reitora, as universidades têm um papel importante nesse processo, porque trabalham com ciência, tecnologia e conhecimento, uma série de fatores que fazem com que os países fiquem mais próximos e trabalhem temáticas importantes em conjunto.
Redes Sociais