Reitora da UFSB participa de reunião com governo que anuncia recomposição orçamentária
No último dia 27 de maio, a Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães, participou da Reunião convocada pelo Governo Federal com Reitores e Reitoras das Universidades e Institutos Federais, no Palácio do Planalto. Estiveram presentes a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo; Ministro Márcio Macedo; Ministro da fazenda, Fernando Haddad; e Ministro da Educação, Camilo Santana.
Em suas falas, os ministros presentes reafirmaram a importância das universidades e institutos para o desenvolvimento do país. Na ocasião, o Ministro Camilo fez uma retrospectiva do cenário no qual as universidades e institutos se encontravam antes do governo e de como estão agora. Nela, foi citado o reajuste salarial, reestruturação da carreiras dos técnicos, suplementações orçamentárias, novo PAC, reajuste de bolsas, entre outras ações.
De acordo com o Decreto nº 12.416, de 21 de março de 2025, publicado no Diário Oficial da União, o orçamento para empenho e movimentação financeira no âmbito do Poder Executivo Federal seria limitado 1/18 até maio e continuaria até o final do ano, o que significaria que a UFSB receberia praticamente a metade do valor previsto para o ano de 2025, e, somente no final do ano, receberia o montante final, dificultando processos essenciais para a manutenção da universidade. Esse cenário impactou diretamente o funcionamento da UFSB, comprometendo ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de gerar atrasos no pagamento de bolsas e impedir a quitação de diversas notas fiscais.
Com o novo anúncio na reunião do dia 27, as universidades e instituições receberão 1/12 do orçamento, como o previsto para 2025, a partir do mês de junho, sendo repassados também a diferença entre janeiro e maio, além da recomposição orçamentária cortada no ano passado. “Essas medidas trazem alívio imediato ao funcionamento da UFSB, permitindo a regularização dos pagamentos pendentes, a retomada de processos de aquisição de materiais e equipamentos essenciais, bem como a manutenção integral dos programas de assistência estudantil, assegurando o pagamento de todas as bolsas e garantindo as condições necessárias para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. A expectativa é de que até sexta-feira, 30/05/2025, seja publicado um novo decreto de programação orçamentária trazendo essas novidades orçamentárias”, explica o Pró-Reitor de Planejamento, Franklin Matos.
Foto: Ministério da Educação
Fotos 1 e 2: Divulgação Andifes
Redes Sociais