Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do Projeto Extensão Memoriô fortalece salvaguarda de patrimônio imaterial em Teixeira de Freitas
Início do conteúdo da página

Lançamento do Projeto Extensão Memoriô fortalece salvaguarda de patrimônio imaterial em Teixeira de Freitas

  • Publicado: Terça, 27 de Maio de 2025, 12h50
  • Última atualização em Terça, 27 de Maio de 2025, 12h52
  • Acessos: 715

Memoriô2Na última segunda-feira, 19 de maio, foi lançado o projeto Memoriô: Centro de Memória da Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge como salvaguarda do patrimônio imaterial, com uma roda de conversa realizada na sede da Tenda, situada na Rua Santa Rosa, nº 53, no bairro Santa Rosa de Lima, em Teixeira de Freitas-BA. A atividade contou com a presença de 33 participantes, entre eles 15 estudantes da UFSB, 12 integrantes do terreiro e 6 membros da comunidade externa.

A roda de conversa teve como protagonistas Mãe Lia, Mãe de Santo da Tenda, e Pai Clayton, Pai Pequeno da casa, que compartilharam memórias, saberes e trajetórias ligadas à tradição religiosa e à construção histórica da Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge. O momento foi marcado pela escuta atenta, pelo respeito às ancestralidades e pela valorização dos bens imateriais que constituem o terreiro como lugar de resistência, fé e cultura.Memoriô

O projeto é uma das iniciativas apoiadas pelo Edital PROEX nº 01/2025 – Seleção de Projetos de Extensão em Arte e Cultura (PAAC), cujo objetivo é fortalecer e potencializar a produção da comunidade artística e cultural da UFSB nos territórios. A coordenação do projeto é da Profa. Gabriela Andrade da Silva, do Centro de Formação em Ciências da Saúde, e conta com a participação do Prof. Fernando Leão, do IHAC-CJA, além de uma equipe composta por Clayton Soares dos Santos (professor de Língua Portuguesa e Literatura, mestrando no PPGL/UNEB e Pai Pequeno da Tenda), Daniel Sousa dos Santos (fotógrafo e integrante da Tenda), Daniel Barbosa do Nascimento (também integrante da Tenda) e 19 estudantes da UFSB interessados na temática.

O Memoriô nasce como uma ação de extensão universitária que articula memória, religiosidade, educação e cultura, contribuindo para a salvaguarda do patrimônio imaterial afro-brasileiro e para o reconhecimento das tradições de matriz africana como parte essencial da história e da diversidade cultural dos territórios em que a UFSB está inserida.

 

 

Texto: Fernando Leão

Fotos:  Daniel Sousa dos Santos

registrado em:
Fim do conteúdo da página