Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DASTIC > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 10h20 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 12h05 | Acessos: 2631

Compondo a Pró-reitoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Protic), a Diretoria de Arquitetura e Segurança de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dastic) é responsável por toda a infraestrutura digital e de comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que inclui meios digitais (computadores e outros sistemas computadorizados), redes de comunicação, inclusive voz sobre IP (VoIP), Internet, dispositivos móveis, centros de dados, segurança da informação, correio eletrônico, provedores externos de nuvens, etc.

Implementada desde a criação da Protic, a Dastic vem atuando de forma a garantir uma infraestrutura de rede de dados e serviços, permitindo assim, a execução das diversas atividades, medidas por computação, nos ambientes administrativos e acadêmicos da UFSB.

Metodologia de trabalho

A rede computacional da UFSB foi constituída de forma a permitir uma comunicação entre os campi e a reitoria. Essa integração faz com que a barreira da distância física seja minimizada, possibilitando o trabalho colaborativo e cooperativo entre as equipes, e ações conjuntas no desenvolvimento de projetos de escopo global (toda a instituição) ao passo que, descentraliza os serviços, melhorando a qualidade e disponibilidade.

A Dastic tem como premissa a promoção de ações conjuntas de modo a permitir um nivelamento entre os membros da equipe e a disseminação das informações de caráter técnico. O objetivo é que, em cada localidade existam colaboradores capazes de operacionalizar a infraestrutura local e serviços.

As atividades da diretoria de infraestrutura de TIC podem ser divididas conforme a sua natureza em:

  • Projetos e ações estruturantes: tem o envolvimentos/participação de membros da diretoria e visa a criação de novos serviços e infraestrutura e implementações de melhorias no serviços e infraestruturas existentes;
Fim do conteúdo da página