Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DITIC informa a adesão da UFSB à Rede CAFe e liberação do acesso remoto ao Portal de Periódicos Capes

  • Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 10h10
  • Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 11h26
  • Acessos: 919

A Diretoria de Infraestrutura de TIC da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DITIC/Protic) informa que a UFSB concluiu a adesão à Rede da Comunidade Acadêmica Federada (Cafe). Com isso, já é possível o acesso institucional remoto ao Portal de Periódicos da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estudantes, professores e técnicos poderão consultar as coleções e conduzir suas pesquisas a partir de seus terminais domésticos.

Há muitos recursos à disposição das instituições participantes, e a lista pode ser consultada na página de Serviços Avançados.

O acesso remoto é bastante simples e as instruções constam desta página. Para aproveitar o acesso remoto, o usuário pode inserir as mesmas credenciais de acesso registradas na rede digital da UFSB para acesso aos computadores e a rede wifi acadêmica. “Assim que a conta de rede é criada os usuários já podem acessar os serviços da CAFe”, conta o diretor. Não há necessidade de nenhuma outra configuração nos computadores fora da rede UFSB. “Em qualquer rede, basta acessar o Portal de Periódicos e clicar no link no topo da página ACESSO CAFe”.

A DITIC preparou um manual detalhado para o uso do acesso remoto, acessível neste link.

Conforme o diretor Nadson Cerqueira, o processo iniciou em 2017, com uma reunião de intenção de adesão a rede no dia 31 de maio. Na sequência, outras etapas foram cumpridas no intuito de realizar um projeto maior chamado PInAUNA, do qual a adesão à rede CAFe é só uma parte. O diretor contou que foi necessário fazer vários ajustes na base de dados dos usuários da rede digital UFSB para atender os requisitos exigidos pela RNP para a adesão.

A UFSB está cadastrada como UFESBA no acesso ao portal de periódicos CAPES. Nadson explicou que o pedido de alteração da sigla já foi encaminhado ao setor responsável da rede, e que a DTIC aguarda retorno a respeito desse ajuste.

registrado em:
Fim do conteúdo da página