Ciclo de Atividades para Construção da Universidade Sustentável - CAUSUS

Publicado: Quarta, 16 de Janeiro de 2019, 12h42 | Última atualização em Segunda, 05 de Julho de 2021, 01h02 | Acessos: 4842

Sustentabilidade é um tema que ganhou espaço no debate público a partir do fim do século XX. No curso das últimas seis décadas, ampliou-se a compreensão de que as bases econômicas do modelo que sustentou a expansão do capitalismo até aqui não estão articuladas com fundamentos da justiça social e preservação ambiental. A partir daí, emergiu o consenso de que o desenvolvimento das nações não pode ser concebido apenas como sinônimo de crescimento econômico, mas como resultado qualitativo das condições gerais de vida da população e do meio ambiente. Em outras palavras, é imperativo que as sociedades reinterpretem/ressignifique os conceitos de progresso e escassez. Este consenso ganhou especial relevo a partir da Pandemia de Covid-19.

Desde a apresentação do conceito clássico de “Desenvolvimento Sustentável” (Relatório Brundtland - “Nosso Futuro Comum”, 1987), diversas reflexões vêm sendo postas neste debate, a exemplo dos conceitos de “Sociedades Sustentáveis”, “Bem Viver”, “Espaço Seguro para a Humanidade – Limites Planetários”, e “Economia Donut”. Conjuntamente, ações locais e instrumentos internacionais também foram desenvolvidos visando a correção de rumos. As Agendas 21 e 2030, os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são alguns exemplos deste esforço. Não obstante às críticas pertinentes e necessárias aos conceitos e aos instrumentos de ação, bem como sem perder de perspectiva o ceticismo que ainda existe em segmentos da sociedade, é também consenso de que a Sustentabilidade deixou de ser um conceito para se transformar em um valor do século XXI.

Embora os esforços em prol da Sustentabilidade sejam significativos em várias partes do mundo, ainda há muito espaço para novos conceitos, modelos e instrumentos, bem como adaptações e reinterpretações, a partir das experiências, compreensões/leituras e visão de mundo dos territórios. Neste sentido, as instituições de ensino superior (IES) têm um papel central no fomento às reflexões e na construção de espaços adequados de escuta. A Sustentabilidade é, em sua essência, um tema transversal que deve estar vivo no cotidiano das IES, ao longo de todo o calendário acadêmico e em articulação com as atividades das Instituições. É neste contexto que nasceu na UFSB o Ciclo de Atividades para a Construção da Universidade Sustentável (CAUSUS), o qual consiste em um conjunto de oficinas, mesas-redondas, rodas de conversa, dentre outras atividades que buscam discutir temas relacionados direta ou indiretamente com a Sustentabilidade.

Inicialmente, o CAUSUS contou com atividades que coincidiram com datas comemorativas ou em atenção a pautas do cotidiano. Por exemplo, em julho de 2018 foi realizada a mesa-redonda “Greve dos Caminhoneiros: laboratório para a Sustentabilidade” com os debatedores Dr. Álamo Pimentel (UFSB), Dr. Asher Kiperstok (UFBA) e Dr. Frederico Neves (UFSB). Em março de 2019, foi realizado o seminário “A Universidade e a Agenda 2030: sustentabilidade, inclusão e integração social” com a exposição de docentes da UFSB (Dra. Alessandra Buanavoglia Costa-Pinto, Dra. Isabel Belasco e Dr. Márcio Florentino) e do Dr. Thiago Gehre Galvão (IREL-UnB). Em abril de 2019, foi realizado o seminário “Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade” com as intervenções de docentes da UFSB (Dr. Eduardo Bonzatto, Dr. Fabrício Berton Zanchi, Dra. Gabriela Narezi), da Profa. Luiza Campos (University College London) e da Jeilly Viviane (Polímata). Em 2020, em resposta às restrições impostas à Pandemia de Covid-19, o CAUSUS passou a ser realizado por meio de webinários transmitidos pelo Auditório Virtual da UFSB, conforme relação abaixo.

Webinário 1: “A Sustentabilidade numa perspectiva Econômico Ecológica”, transmitido em 15 de dezembro de 2020. Expositor: Dr. Daniel Caixeta Andrade (UFU-ECOECO), Mediador: Dr. Leonardo Evangelista Moraes (ASSUS-UFSB).
Link para acesso assíncrono: https://youtu.be/JFUCBFu5lqs

Webinário 2: “A Sustentabilidade à luz do Direito Ambiental: como evitar os retrocessos e avançar nas conquistas em prol de sociedades sustentáveis”, transmitido em 18 de março de 2021. Expositor: Dr. Júlio Rocha Sá (UFBA), Debatedor: Dr. Antonio Armando Albuquerque (UFSB), Mediador: Dr. Roberto Rabbani (UFSB).
Link para acesso assíncrono: https://youtu.be/Q4zddgSNL-Y

Webinário 3: “Agenda 2030 e os ODS: um ponto de partida é um ponto de chegada?”, transmitido em 22 de abril de 2021. Expositora: Dra. Rita Silvana Santana dos Santos (FE/UnB), Mediador: Dr. Leonardo Evangelista Moraes (ASSUS-UFSB).
Link para acesso assíncrono: https://youtu.be/S0yjzcZK9Ac

Webinário 4: “Agenda 2030, raça e gênero: uma abordagem interseccional é possível”, transmitido em 6 de maio de 2021. Expositoras: Dra. Ana Keuly Luz Bezerra (IFPI), Dra. Ana Carneiro (UFSB) e Dra. Maria do Carmo Rebouças (UFSB), Mediadora: Dr. Carol Bessa (PExDH).
Link para acesso assíncrono: https://youtu.be/rsxn5IFChhU

Webinário 5: “Inovação e Tecnologias Sociais no âmbito da Agenda 2030: por onde devemos caminhar?”, transmitido em 23 de junho de 2021. Expositores: Dr. Thiago Gehre Galvão (IREL-UnB), MSc. Valtiangeli Moitinho (IMT-PPGER/UFSB), Mediador: Dr. Leonardo Evangelista Moraes (ASSUS-UFSB).
Link para acesso assíncrono: https://youtu.be/qtJSUwJ_7MU