Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Programas PROPPG

Solicitação de Certificação de Grupo de Pesquisa UFSB e Cadastro de Líderes

  • Publicado: Segunda, 23 de Março de 2020, 17h24
  • Última atualização em Terça, 24 de Março de 2020, 18h03
  • Acessos: 3949

Para solicitar a certificação de um grupo de Pesquisa na UFSB é necessário preencher o formulário especifico para este fim e enviar para DPCI@UFSB.edu.br;

O Módulo do SIGAA para solicitação de abertura de grupos de pesquisa ainda está em processo de homologação junto à PROPPG, deste modo as solicitações devem ser feitas através do e-mail dpci@ufsb.edu.br  com o envio do formulário preenchido.

As normas que regem a certificação de Líderes de Grupo de Pesquisa estão disponíveis no Capítulo IV do Regimento geral de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSB e estabelecem que:

Art. 36. Os grupos de pesquisa serão liderados por Professor/a efetivo/a da UFSB, com título de doutor/a.

Parágrafo único. O/A líder do grupo de pesquisa deve ter experiência comprovada na área de atuação do grupo de pesquisa e atender a pelo menos um dos seguintes requisitos para solicitar credenciamento como líder ou manter o status no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: I - Ser ou ter sido bolsista de produtividade do CNPq, ou similar, nos últimos 10 anos; II - Ser ou ter sido coordenador/a de projeto de pesquisa aprovado por agência de fomento pública (CNPq, CAPES, Finep ou fundações estaduais de amparo à pesquisa) nos últimos 10 anos; III - ter orientado estudante de doutorado nos últimos 10 anos, como orientador/a principal; IV - apresentar comprovação de produção científica compatível com o conceito “regular” em sua área de avaliação nos últimos quatro anos, de acordo com documento de área da CAPES.

Ao enviar o formulário de solicitação, devem ser enviados de forma digitalizada os materiais que comprovam o cumprimento do Artigo 36 do Regimento Geral de Pesquisa e Pós-Graduação.

Segue o Fluxo de Cadastro de Líder de Grupo de Pesquisa e Certificação de Grupo de Pesquisa no Diretório Geral de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq) :

  1. Envio por e-mail do formulário preenchido à Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação DPCI/PROPPG juntamente com a comprovação do cumprimento dos requisitos para liderar grupo de pesquisa (Art. 36 do Regimento Geral de Pesquisa e Pós-Graduação): dpci@ufsb.edu,br;
  2. Análise dos requisitos para cadastro do Líder de Grupo de Pesquisa e da justifica de abertura do Grupo;
  3. Em caso de cumprimento dos requisitos, a DPCI faz o cadastro do Líder no DGP/CNPq;
  4. Após o cadastro do Líder no DGP/CNPq, o proponente deve fazer o Pré-cadastro do Grupo no site do CNPq http://lattes.cnpq.br/web/dgp e enviar para a DPCI, por e-mail, o “espelho” do Pré-cadastro”, ou seja, um print da página do cadastro em que aparece o carimbo digital escrito “Aguardando Certificação”.
  5. Quando recebermos o “print” do Pré-cadastro, procederemos à Certificação Institucional junto ao site do CNPq.
Fim do conteúdo da página