Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Programas PROPPG

Realizado 1º pedido de depósito de PATENTE da UFSB

  • Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 10h09
  • Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 21h28
  • Acessos: 3365

inpi

 

Pesquisa realizada em parceria entre a UFSB, UFMG e FURG intitulada “Composições farmacêuticas antiparasitárias contendo curcuminóides modificados e uso”, traz como fruto o nosso primeiro depósito de pedido de patente no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual.

Desenvolvido pelos pesquisadores Sebastião Rodrigo Ferreira (UFSB), Ricardo Toshio Fujiwara (UFMG), Raquel Martins de Almeida (UFMG), Vânia Rodrigues de Lima (FURG), Darlene Correia Flores (FURG) e Amanda Vicente Marques (FURG) o trabalho resultou em um principio ativo antiparasitário para tratamento de Leishmanioses. A doença está presente em todas as regiões brasileiras, com cerca de 22.600 notificações apenas em 2015, sendo que as regiões Norte e Nordeste concentram 72% destes casos.

O produdo, feito com curcuminóides modificados sintéticos, poderá ser uma importante alternativa no tratamento das Leishmaioses e outras doenças tropicais negligenciadas (DTNs). Hoje, o tratamento é feito com altas doses de antimônios pentavalentes, que são bastante tóxicos e com muitos efeitos colaterais.

A PROPPG parabeniza o professor Sebastião Rodrigo Ferreira pelo excelente resultado, fruto de anos de dedicação.

Fim do conteúdo da página