Página inicial > Últimas Notícias > PROGEAC promove curso “Propostas Pedagógicas para Aulas On-Line” para docentes da UFSB e dos Complexos Integrados de Educação
UFSB oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

• Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 15h02
  • Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 15h14

Banner do Curso Propostas Pedagogicas para Aulas Online

A Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), por meio da Diretoria de Ensino-Aprendizagem e da Coordenação de Educação em Rede, atendendo a uma demanda das gestões e dos/as professores/as dos Complexos Integrados de Educação de Itamaraju, Porto Seguro e Itabuna, promove desde 15 de abril, o curso Propostas Pedagógicas para Aulas On-Line, ministrado pelo Prof. Dr. Eliseu Alves da Silva (UFSB/IHAC/CPF).

O prof. Eliseu é docente no Campus Paulo Freire, da UFSB, doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria e possui experiência na formação continuada de professores, investigando os processos de ensinar e aprender linguagens. Ele já havia proposto curso que trata sobre metodologias para aulas on-line a colegas docentes do CPF e, como atual Coordenador de Práticas Pedagógicas do CIE Itamaraju, propôs esta formação para a elaboração de atividades pedagógicas digitais para os professores do Complexos.

A oferta para os três Complexos Integrados com os quais a UFSB tem convênio faz parte da política da Coordenação em Rede de buscar mais integração dos trabalhos entre os CIEs. Como resultado, o curso foi estendido aos/às Coordenadores de Práticas Pedagógicas e Vice-Decanas dos três campi da Universidade e, em reunião entre a SEC-BA e profissionais de todos os Complexos do Estado, decidiu-se por abrir a participação para professores e gestores de todos os CIEs.

Ao todo, são 39 participantes do curso, que está dividido em cinco encontros. Acontece às quartas e sextas-feiras, on-line, e será finalizado no dia 29/4, podendo ser estendido mais um encontro. Normalmente, o prof. Eliseu propõe o curso em período mais estendido, para que haja mais tempo para a realização das atividades práticas que são solicitadas, mas reconhece que os/as professores/as da rede pública estadual necessitam que o curso seja dado de forma condensada, pois estes já estão tendo que elaborar aulas on-line devido ao fechamento das escolas por causa da pandemia Covid-19.

O curso propõe formação para o uso da Plataforma Google For Education, produção de roteiro, gravação e edição de videoaula, e socialização e publicação do produto final. Os/as professores/as dos Complexos receberão certificação da Universidade. A prof.ª Gabriela Rodella, coordenadora da Educação em Rede, entende que esta é uma forma eficaz da Universidade de contribuir para o trabalho dos/as colegas, para que este possa ser efetuado com maior tranquilidade e segurança nesses tempos de pandemia.

A prof.ª Milena Magalhães, Diretora de Ensino-Aprendizagem, animada com os resultados do curso, informa que outros já estão sendo viabilizados. “Uma das maiores dificuldades de trabalhar com pedagogias on-line advém do fato de os/as docentes conhecerem pouco as ferramentas disponíveis. A UFSB, como uma universidade que se propõe, desde o início, a dar primazia ao ensino híbrido, sobretudo nos Colégios Universitários, precisa criar um programa solidificado de formação docente nessa área. Atendendo a uma solicitação da reitoria e da pró-reitora de Gestão Acadêmica, prof.ª Janaina Losada, estamos, nesse momento, empenhadas na construção desse programa”.