UFSB oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

Portaria estabelece protocolo de retorno dos estágios supervisionados das Licenciaturas para o 2º quadrimestre

• Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 19h10
  • Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 19h13

A Reitoria publicou Portaria que autoriza a realização do estágio supervisionado por intermediação tecnológica nas licenciaturas, o qual continuava suspenso no 1º quadrimestre, em razão da rede pública de ensino permanecer sem aulas e não ter sido estabelecido diretrizes para o retorno.

A partir de encaminhamentos oriundos de conversas com decanatos dos Institutos de Artes, Humanidades e Ciências (IHACs) e de reunião realizada pela Pró-reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), em 17 de setembro, estabeleceu-se o documento anexo à Portaria n. 620/2020. O objetivo foi buscar a melhor forma de evitar prejuízos aos/às estudantes, notadamente os/as que estão em vias de concluir seu curso.

O encontro mediado pela Diretora de Ensino-Aprendizagem, prof.ª Milena Magalhães, e pela Coordenadora de Práticas Educativas, Lívia Gozzer, contou com a presença dos decanos dos IHACS dos três campi, Coordenações dos Colegiado de curso das Licenciaturas, docentes dos Componentes Curriculares de estágio supervisionado, coordenações da Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), além das chefias dos Setores de Apoio Acadêmico.

O protocolo mantém suspenso o retorno presencial dos/as estudantes aos campos de estágio, durante o mesmo período em que a UFSB mantiver suspensas as suas atividades de ensino, autorizando apenas realização de estágio supervisionado por intermediação tecnológica.

O documento sintetiza em três partes as recomendações e orientações que deverão ser observadas pelos/as docentes, estagiários/as, orientadores/as e supervisores/as durante a realização dos estágios, distinguindo os procedimentos em caso de retomada das aulas on-line na rede pública de ensino ou em caso de não retorno, sendo que esta é a atual situação das escolas de rede pública.

A prof.ª Milena Magalhães acredita que o modo como foi concebido o protocolo reforça o compromisso da UFSB com a garantia do protagonismo dos/as estudantes nessa etapa fundamental do processo de formação do/a estudante futuro professor/a e que esse zelo é resultado de decisões partilhadas, com soluções e ideias advindas dos/as decanatos e dos docentes de estágio.

A Coordenadora de Práticas Educativas Lívia Gozzer reforça que todas as documentações dos estágios (Termos de Compromisso, Folha de Frequências e Relatórios) continuam sendo de caráter obrigatório, devendo ser ajustadas a depender do protocolo a ser adotado pela unidade acadêmica enquanto persistirem as normas de segurança em função da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

A Portaria pode ser acessada aqui.