UFSB oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

PROGEAC atualiza Guia Estudantil para recepção aos/às calouros/as

• Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2020, 20h35
  • Última atualização em Quarta, 14 de Outubro de 2020, 20h35

A Universidade é uma instituição que difere em muitos pontos das escolas de ensino fundamental e médio que os estudantes ingressantes conhecem desde a sua infância. Seu funcionamento é mais complexo, a começar pelo fato de que se trata de uma instituição de ensino cuja junção entre ensino, pesquisa e extensão está no cerne de sua razão de ser.

Para auxiliar os/as estudantes ingressantes em suas dúvidas, a Pró-reitoria de Gestão Acadêmica criou o Guia estudantil, com a colaboração da Assessoria de Comunicação Social, cuja versão acaba de ser atualizada. Nesta, foram inseridas novas diretrizes e informações que abrangem as mudanças de fluxos ocorridas em razão da suspensão das aulas e atividades presenciais devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID 19).

O Guia tem a função de apresentar diferentes aspectos do cotidiano acadêmico, possibilitando conhecimento qualificado acerca da constituição e funcionamento da UFSB em um mesmo documento. Está dividido em seis partes.

Na primeira, o texto dá acesso a uma página com o histórico da criação da UFSB e na qual se encontram também a Carta de fundação, o Plano Orientador e o Estatuto da Universidade. O segundo item especifica a estrutura administrativa da Universidade, apresentando seus principais órgãos: Reitoria, Pró-reitorias, Conselhos superiores, Campi acadêmicos e suas respectivas Unidades Acadêmicas.

No item três, há um apanhado de informações acadêmicas necessárias para a compreensão das normativas e políticas institucionais que regem o ensino na UFSB, como o acesso ao calendário acadêmico, formas de ingresso, descrição de uma série de procedimentos administrativos acadêmicos, além de dados sobre a Formação Geral, Estágios, Residência, Monitoria e sobre os principais Programas de permanência estudantil.

Logo após, há uma sessão de links importantes que dão acesso a outras informações que podem ser consultadas a partir da página da Progeac, além dos endereços da UFSB nas redes sociais.

O catálogo dos cursos de graduação e pós-graduação compõe a quinta parte. De modo sucinto, é possível saber o turno, objetivos, carga horária, campus de oferta, dentre outros, de cada curso da UFSB. No sexto e último item, há a relação nominal dos atuais gestores/as da Reitoria, Pró-reitorias, Unidades acadêmicas e Colegiados de cursos.

A intenção é que o Guia seja um documento de referência e de consulta permanente, desde o ingresso até à Colação de Grau do/a estudante. Para que tal aconteça, a sua atualização tem sido garantida; tarefa que nem sempre é fácil e exige um trabalho conjunto de vários órgãos. Como afirma a reitora da UFSB, prof.ª Joana Angélica Guimarães da Luz, no texto de abertura, esta Universidade é uma das instituições públicas de ensino superior mais recentes do país. Isso faz com que muitas das normativas e diretrizes da UFSB ainda estejam sendo elaboradas ou reformuladas.

O Guia Estudantil pode ser encontrado aqui.