UFSB oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

PROGEAC propõe debate sobre a Formação Geral com a comunidade acadêmica

• Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 18h02
  • Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 10h27

Imagem de pessoas sentadas com caderno na mão

Como parte dos trabalhos da reformulação da Formação Geral, proposta na Reestruturação de unidades acadêmicas e cursos de 1º ciclo da UFSB, feita pela Reitoria, em março de 2019, a Pró-reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) encaminhou aos decanatos das Unidades Acadêmicas, no dia 9 de abril, minuta de resolução que sintetiza a proposta de reformulação da Formação Geral.

Em reunião realizada no dia 06 de abril com os/as decanos/as das Unidades Acadêmicas, a Pró-reitora de Gestão Acadêmica, Prof.ª Janaina Losada, e a Diretora de Ensino-Aprendizagem, prof.ª Milena Magalhães, apresentaram a proposta, discorrendo sobre os principais pontos. A proposta também foi debatida em duas sessões da Câmara de Graduação, nos dias 26 de março e 02 de abril, e com as representações discentes em reunião realizada no dia 09 de abril.

O objetivo da PROGEAC é oferecer o máximo de subsídios para qualificar o debate sobre a reformulação da Formação Geral, que ocorre desde o ano passado nas Unidades Acadêmicas e está sintetizado nas contribuições enviadas pelos Grupos de Trabalho, formados pela Reitoria para debater a proposta de reestruturação, constantes no Processo n.  23746.002079/2019.65.

Além da minuta de resolução, que foi concebida a partir dessas contribuições e pelos resultados da Pesquisa de Avaliação da Formação Geral, realizada no ano passado, a PROGEAC encaminhou aos Decanatos das Unidades Acadêmicas as Diretrizes para reformulação e implementação da Formação Geral, documento que trata do histórico, dos princípios e do planejamento para implementação da nova Formação Geral, elaborado pela DEA e acrescido das contribuições feitas nas reuniões realizadas.

Nas reuniões da Câmara de Graduação, também foi solicitado que a PROGEAC publicasse o relatório da Pesquisa de Avaliação da Formação Geral. Essa pesquisa foi elaborada pela Diretoria de Ensino-Aprendizagem (DEA/PROGEAC), estando disponível aos/às estudantes entre os dias 17 de setembro e 04 de outubro do ano passado.

A pesquisa estava centrada na análise da vivência dos/as estudantes durante a Formação Geral. O instrumento de consulta contém 35 questões e utilizou uma escala Likert, para medir o grau de concordância dos/as estudantes sobre a estrutura e a efetividade do processo de ensino-aprendizagem dessa etapa do percurso formativo. Está dividido em quatro partes: i) questões de caráter geral, ii) sobre os Blocos Temáticos, iii) Avaliação do papel docente e iv) Autoavaliação.

Os resultados da avaliação e o instrumento utilizado para a pesquisa já foram compartilhados com os/as decanos/as das Unidades Acadêmicas e os/as coordenadores/as de curso da UFSB em reunião realizada pela pró-reitora de Gestão Acadêmica, prof.ª Janaina Zito Losada, no dia 25 de novembro do ano passado; ocasião em que foram feitas reflexões importantes sobre a situação da Formação Geral, as quais, em larga medida, confirmaram os resultados da pesquisa: preocupação quanto à carga horária, sobreposição de conteúdos nos Componentes Curriculares, problema estrutural de falta de docentes para atuar na Formação Geral, entre outros.

Em anexo, Minuta da resolução, Diretrizes para reformulação e implementação da Formação Geral e Relatório de Pesquisa de avaliação da Formação Geral. Todos os outros documentos referentes à reformulação da Formação Geral encontram-se no Processo n. 23746.002021/2020-76.

Minuta da Resolução
Diretrizes para reformulação e implementação da Formação Geral